EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

9 de Agosto de 2020

Para comemorar o aniversário de Santos, receita de Meca Santista do Restaurante Almeida

Mais antigo restaurante de Santos, o Almeida tem na Meca Santista um dos pratos mais vendidos do seu tradicional cardápio

Neste domingo, aniversário de Santos, é dia de menu especial para a data. Restaurante mais antigo de Santos, o Almeida ensina a deliciosa Meca Santista, o prato oficial de Santos, que tem um risoto molhadinho de palmito pupunha, farofa de banana e a meca grelhada com camarões. Uma maravilha!

Ingredientes: 800g de meca; 2 limões; sal a gosto; 200g de manteiga; 4 unidades de camarão pistola; salsinha;

Farofa de banana: 2 colheres (sopa) de cebola ralada; 1 dente de alho amassado; 1/2 xícara de bacon e linguiça calabresa em cubinhos; 2 bananas nanica cortada em rodelas; 1 xícara de farinha de mandioca fina crua; 1/2 fatia de abacaxi em conserva cortado em cubinhos; sal, salsinha a gosto e azeite e manteiga para refogar.

Arroz: 1 xícara de arroz agulhinha; 1 e 1/2 xícara de água; 1/2 xícara de chá de cenoura cortada em cubinhos já cozida; 500 gramas de palmito imperial ou pupunha fatiado; 2 colheres de sopa de manteiga; sal a gosto e 1/2 xícara de caldo de legumes.

Preparo da meca: tempere a meca com sal e limão. Em uma frigideira ou chapa, unte com azeite e manteiga e grelhe a meca. Abra os camarões ao meio, mas sem separar, tempere com sal e salteie na mesma frigideira, reserve a meca e os camarões.

Preparo da farofa: refogue o bacon e a linguiça em azeite e manteiga, Junte a cecebola e o alho. Quando estiverem dourados, coloque a banana. Esquente, tomando cuidado para não desmachar. Em seguida, adicione a farinha e mexa até dourar. Desligue o fogo e junte a salsa, o sal, e o abacaxi.

Arroz com palmito: misture ao arroz já pronto. Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver transparente, acrescente o arroz. Despeje o caldo de legumes e, com o fogo baixo, acrescente metade do caldo e mexa algumas vezes, adicione a cenoura e o palmito, mexa e acrescente a manteiga e sirva imediatamente.

Tudo sobre: