Panzerotti: Aprenda a fazer essa delícia italiana para o lanche

Massa leve e recheio saboroso, temperadinho, fazem esse salgado ser delicioso

Uma ideia diferente para o lanche: panzerotto (no plural, em italiano, panzerotti), que é um pão recheado, típico de Milão. Eu escolhi carne moída refogada e bem temperadinha como recheio. Mas ele pode ser de muçarela com manjericão, frios, cogumelos refogados etc. Evite recheios muito úmidos para a massa não abrir no forno.

Ingredientes: 300g de farinha de trigo; 200 ml de água; 1 envelope de fermento biológico seco ou 1 tablete de fermento biológico fresco; 1 colher (café) de sal; 1 colher (sobremesa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de azeite. 

Recheio: azeite o quanto baste; 1/2 cebola picada; 1 dente de alho picado; 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha;1/2 pimentão picadinho; 1 tomate picadinho; 12 azeitonas verdes picadas; 250g de carne moída; sal , pimenta-do-reino e salsinha a gosto. Para pincelar: 1/2 xícara de molho de tomate e 150g de queijo parmesão.

Preparo: para o recheio, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a pimenta picada e o pimentão. Depois, a carne e refogue em fogo alto, soltando-a bem com um garfo. Quando estiver dourada, junte as azeitonas, a pimenta-do-reino e a salsinha. Acerte o sal ao final e reserve. Preparo massa: na batedeira, com pás de gancho (para massas pesadas), coloque todos os ingredientes e bata bem, por cerca de 8 minutos, até ficar macia e homogênea. Cubra e deixe crescer por cerca de uma hora. Divida a massa em dez bolinhas. Abra-as com o rolo de macarrão e recheie-as. Feche como uma meia-lua, mas com a emenda para cima. Cubra tudo novamente e deixe crescer mais 15 minutos. Preaqueça o forno em 200ºC. Unte uma forma com margarina e farinha de trigo e coloque os pães. Pincele cada um com molho de tomate e salpique parmesão ralado.


Rendimento: 10 porções.

Tudo sobre: