EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Panetone caseiro, aprenda a fazer

Frutas secas, goiabada e chocolate são opções de recheio

Quer aprender a fazer seu próprio panetone? É uma ótima receita até mesmo para presentear. Fofinho, vai deixar sua casa com perfume de Natal. A receita é do chef Cleber Chiovetto. Você vai ver que não é difícil fazer seu próprio pão de Natal em casa.

O panetone é um clássico que foi trazido pelos italianos e realmente caiu no gosto dos brasileiros. Então, aproveite e faça essa receita. O recheio aqui é o tradicional, de frutas secas, mas pode-se usar a criatividade e colocar goiabada, chocolate ou o que sua imaginação quiser.

Ingredientes

1 xícara de leite integral

1/2 xícara de açúcar

4 tabletes de fermento biológico

7 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de manteiga

1 xícara de mel

2 ovos

2 gemas

1 colher (chá) de essência de panetone

1 colher (chá) de sal

500 gr de frutas cristalizadas

200 gr de amêndoas em lascas

1 colher (chá) de raspas de limão e de 1 laranja

Modo de preparo

Misture em uma panela o leite, o açúcar e leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até levantar uma leve fervura. Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver. Adicione mais 1 xícara de chá da farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo.

Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer 30 minutos em local aquecido. Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga, o mel e leve ao fogo 3 minutos, ou até levantar fervura. Retire e espere amornar um pouco. Junte sem parar de bater com um batedor manual, os ovos, as gemas, e a essência de panetone.

Reserve, a parte, peneire em uma tigela a farinha de trigo restante com o sal, incorpore a massa já crescida ao creme de ovos, alternando com farinha de trigo, misturando sempre. Em seguida, transfira a massa para a uma superfície enfarinhada e sove até soltar das mãos. Coloque a massa em uma tigela e cubra com filme plástico, depois deixe crescer mais 45 minutos em local aquecido.

Em seguida, abra a massa grosseiramente com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas, enrole-o como um rocambole e distribua em 2 formas de papel próprias para panetone (formas de 500gr). Coloque a massa até a metade da altura das formas e deixe crescer mais 30 minutos. Pincele com uma gema, polvilhe com amêndoas e asse em forno médio (180°) até os panetones dourarem (em média 45 min).

Tempo de preparo: 90 minutos

Rendimento: 2 panetones

Receita do chef Cleber Chiovetto

Tudo sobre: