Ovos beneditinos, para um brunch perfeito

Com o tempo maior em casa a gente pode fazer um café da manhã demorado

Eu adoro brunch, aquele café da manhã de fim de semana que junta com o almoço, que é preguiçoso, demorado, com pães, ovos, frutas, sucos, bacon... E para mim, ovos beneditinos são perfeitos para essa ocasião. Eles têm tudo isso. Se quiser, ainda pode colocar umas fatias de abacate ou avocado sobre o pão tostado, que fica ótimo também.O molho holandês é o que deixa essa receita muito especial. Como estamos ficando mais em casa, a ideia de um desjejum mais caprichado e elaborado fica ainda melhor! 

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Ovos Beneditinos
Ingredientes molho holandês:
100g de manteiga; 1 gema; 1/2 colher de sopa de vinagre; sal a gosto; 3 grãos de pimenta-do-reino.

Para a montagem: 2 fatias de pão (brioche, pão de forma, cará etc); 2 ovos pochê; 4 fatias de bacon; sal e pimenta-do-reino. 

Preparo: comece preparando o molho. Coloque um pouco de água para ferver em uma panela e, enquanto isso derreta a manteiga em fogo baixo. Em uma panela, coloque o vinagre e os grãos de pimenta quebrados. Assim que aquecer, passe o vinagre por uma peneira dispensando a pimenta. Em uma tigela, bata com um fouet (batedor de arame) a gema e o vinagre e, quando ficar homogêneo, acrescente 1 colher de sopa da água quente na mistura de gema e bata bem. Coloque a tigela sobre a panela com água fervente para fazer um banho-maria e desligue o fogo.

Bata bem até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos enquanto continua batendo. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente a chama do fogão, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho). Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Coloque o bacon para fritar em uma frigideira antiaderente bem quente sem gordura nenhuma até começar a dourar.

Enquanto isso, coloque as fatias de pão para tostar na torradeira, no grill ou na frigideira. Retire o bacon e escorra em papel absorvente.

Em dois pratos, separe duas fatias de pão em cada e arrume o bacon (eu cortei cada fatia em duas partes para ficarem melhor acomodadas no pão). Por cima do bacon, coloque o ovo com cuidado para não estourar o ovo e mais 1 fatia de bacon por cima tempere com um pouco de sal. Para finalizar, distribua o molho holandês.

 

Tudo sobre: