Os 10 coquetéis mais pedidos do ano

Uma das publicações mais respeitadas pelo setor é do Drinks Internacional, que faz uma pesquisa com os 100 melhores bares do mundo e o Brasil aparece três vezes

Por: Bruno Caldeira Mendes & Colunista &  -  21/12/19  -  11:00
Mídia especializada em bebidas divulga suas listas de melhores coquetéis
Mídia especializada em bebidas divulga suas listas de melhores coquetéis   Foto: Adobe Stock

Final de ano é sempre a mesma coisa, tem retrospectiva dos fatos marcantes, previsões para o próximo ano, chuva de simpatias e é claro, listas dos melhores. E para não fugir da tradição vamos à lista dos 10 mais no mundo dos coquetéis. Geralmente, a mídia especializada em bebidas divulga suas listas na primeira semana de janeiro, já com suas expectativas de tendências para o ano corrente.


Uma das publicações mais respeitadas pelo setor é do site Drinks Internacional, que faz uma pesquisa com os 100 melhores bares do mundo inteiro. Cada um deles lista os dez coquetéis clássicos mais vendidos no seu bar. A partir desses números se monta a superlista “50+”, os cinquenta coquetéis mais vendidos do ano. Vou resumir a lista com o Top 10 Coquetéis mais pedidos em 2019 pelo mundo!


Temos três brasileiros na lista dos 100 melhores bares do mundo. Os três ficam em São Paulo e vale muito a pena conhece-los. Guilhotina Bar (15°), SubAstor (51°) e Frank Bar (96°).


Se fosse feito um ranking da nossa região, com certeza os três primeiros coquetéis mais vendidos seriam Caipirinha, Gin Tônica e Moscow Mule. Para se ter uma ideia o Gin Tônica nem aparece entre os cinquenta mais pedidos no mundo, mesmo tendo vários coquetéis com base de Gin e a Caipirinha ficou no 42° lugar. Mas nós, brasileiros, temos uma predileção por drinques mais adocicados, como aquelas batidas do Zé da Batidas, lembra dele?


Top 10 do mundo


Old Fashioned é o mais vendido em 30% dos bares consultados. Clássico, faz parte do primeirolivro de coquetéis da história, de 1862. Uma elegante e equilibrada mistura de whiskey, bourbon ou rye whisky, angostura, torrões de açúcar que podem ser substituído por xarope de açúcar (2 para 1)uma fatia de laranja euma cereja como guarnição.


Negroni, que já ganhou um texto sobre sua história nessa coluna, tem três partes iguais de campari, vermute tinto e gin.


Whisky Sour, um centenário que geralmente é a porta de entrada para os principiantes no mundo dos coquetéis com whisky, suco de limão, açúcar e cereja.


Daiquiri, com rum cartabranca, licor de laranja,suco de limão e açúcar.O coquetel de rum mais pedidoda lista dos 50+.


Manhatan, clássico de quase 140 anos que nunca saide moda, Feito com rye whisky (whiskey de centeio), vermute doce e angostura.


Dry Martinio coquetelmais famoso do mundo! MuitoGin, algumas gotas de vermute seco, azeitona, sempre mexido e nunca batido!


Expresso Martini, um clássico em ascensão que estáse revigorando assim comoa indústria da vodka e é preparado com café expresso, licor de café, vodka e gelo. Arrisque-se com esse after dinner!


Margarita, o coquetel deTequila mais famoso domundo e o mais pedidoentre os bares, tequila, licor de laranjas e suco de limão com a borda da taça com sal.Lembre-se sempre, Margarita é o coquetel e Marguerita é a pizza!


Aperol Spritz, que já teve seus anos de glória, mas nunca saide moda nos verões europeuse nas tardes quentes da Baixada Santista. Refrescante e equilibrado, é preparado com Aperol, Prosecco e água com gás.


10º Moscow Mule, quetambém é queridinho dos santistas. A receita original leva vodka, suco de limão, cerveja de gengibre e pasmem, não tem espuma no topo da caneca!


Logo A Tribuna
Newsletter