EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

14 de Dezembro de 2019

Opções de salada para a Operação Verão

Nada como uma saladinha caprichada para combinar com a estação mais quente que está chegando; confira as receitas

Verão chegando e com ele vem aquela necessidade de uma alimentação mais leve e saudável. Com isso, as saladas transformam-se na melhor refeição.

Quando estamos em ambientes frios, aumenta nosso gasto energético para manter a temperatura corporal, por este motivo é que sentimos mais fome e damos preferência aos alimentos mais calóricos no inverno.

No calor, essa necessidade enérgica é reduzida e preferimos alimentos mais leves e menos gordurosos. Portanto, hora certa para uma saladinha.

Porém, ela pode ser substanciosa, com carne, peixe, frango, frutas, legumes, verduras, queijos e frutas secas. Faça molhos interessantes e deixe ela ainda melhor.

Folhas com peras e gorgonzola

Despeje sobre a salada ou sirva separadamente (Foto: Adobestock)

Ingredientes: 2 peras; 50g de gorgonzola; 2 pratos fundos com folhas verdes variadas (rúcula, agrião, alface, radichio etc); 12 uvas vermelhas sem caroço; nozes a gosto.

Molho: 1/2 xícara de azeite; 1/4 de xícara de vinagre balsâmico ou outro vinagre da sua preferência; 1 colher (café) de mostarda; 1 colher (chá) de mel; sal e pimenta a gosto.

Preparo: higienize as frutas e as folhas com solução clorada. Enxágue e seque bem. Monte a salada, cortando as peras em fatias e tirando os caroços. Corte as uvas ao meio. Disponha as folhas, as peras, as uvas. Salpique gorgonzola esmigalhado e nozes picadas.

Molho: misture tudo muito bem para emulsificar (engrossar um pouco). Despeje sobre a salada ou sirva separadamente.

Manga e camarões 

Enfeite o prato com camarões e salpique grãos de pimenta rosa (Foto:Adobestock) 

Ingredientes: folhas de rúcula ou agrião (de preferência baby, aquelas folhinhas menores); 2 cogumelos paris grande em fatias; 1 manga picada em tiras; 6 camarões grandes e limpos; 1 dente de alho picado; 1 colher de chá de raspas de limão siciliano; 1/2 colher de chá de pimenta dedo-de -moça picada; 1/2 limão siciliano; azeite de oliva extra-virgem. 

Molho: 6 colheres de sopa de azeite de oliva; 1/2 limão siciliano (suco); 1/2 laranja pera (suco); 1/2 colher de chá de gengibre ralado; salsinha e ciboulette picados. 

Preparo molho: misture todos os ingredientes e incorpore com um fouet (betedor), batendo.

Salada: tempere os camarões com azeite, suco de limão, raspas da casca do limão e pimenta dedo-de-moça. Grelhe os camarões em frigideira quente. Corte dois dos camarões em pedacinhos. Arrume no prato as folhas de rúcula, coloque as fatias de cogumelo fatiadas finamente e por cima um camarão picado e a manga.

Enfeite o prato com camarões e salpique grãos de pimenta rosa.

Salada Turbinada 

Com o molho, misture tudo e regue a salada (Foto:Adobestock) 

Ingredientes: 1 maço pequeno de brócolis cortado em floretes; 1 maço pequeno de rúcula; 12 tomates-cereja; 1 pimentão amarelo;

Carne: 2 dentes de alho; sal e pimenta a gosto; azeite o quanto baste e 350g de alcatra ou mignon cortado em tirinhas finas.

Molho: 8 colheres (sopa) de shoyu; 6 colheres (sopa) de azeite; 6 colheres (sopa) de água; 1 colher (sopa) de catchup ou extrato de tomate. 

Preparo: cozinhe o brócolis al dente. Reserve. Higienize os vegetais com solução clorada, enxágue e seque. Esquente bem uma frigideira ou chapa e coloque um fio de azeite. Corte os pimentões em tiras e leve à frigideira. Deixe grelhar. Junte os tomates e grelhe também. Retire e reserve. Tempere a carne com sal e pimenta. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e coloque a carne. Grelhe de todos os lados até dourar. Junte o alho e doure também.

Montagem: coloque a salada verde, os brócolis, os tomates grelhados, o pimentão e a carne. 

Molho: misture tudo e regue a salada.  

Salada de Frutas

 Use as frutas da sua preferência (Foto: Adobestock) 

Ingredientes: 4 pitayas brancas; 2 kiwis sem casca; 1 manga sem casca; 4 morangos; 1 fatia grossa de mamão sem casca e sem sementes e 1 carambola.

Preparo: pique as frutas em cubos (a carambola em fatias). Use a casca da pitaya para fazer de potinho. Coloque as frutas e enfeite com a carambola. Se quiser, sirva com sorvete de baunilha, creme ou o que preferir. 

Dica: use as frutas da sua preferência.

Tudo sobre: