Moqueca arrumadinha tem preparo fácil e é a dica para o almoço da Semana Santa

Banana-da-terra e um caldo com leite de coco dão o toque bem brasileiro à receita de moqueca

Por: Fernanda Lopes  -  09/04/20  -  16:30
Moqueca arrumadinha é receita do chef Eduardo Lascane e dica para Sexta Santa
Moqueca arrumadinha é receita do chef Eduardo Lascane e dica para Sexta Santa   Foto: Alexsander Ferraz

Uma receita diferente para a Sexta Santa. Uma moqueca arrumada, criação do chef Eduardo Lascane, do ELO Gastronomia. Tem ingredientes deliciosos como banana-da-terra, leite de coco e, claro, filé de peixe. Procure um peixe alto, como congro, abadejo, sororoca, pescada.


Ingredientes: 4 filés de peixe branco de 280g cada; 500ml de caldo de peixe reduzido; 3 pimentões; 1 cebola; 1 tomate; 2 dentes de alho; 2 bananas-da-terra; 100 ml de leite de coco; 100g castanhas-do-Brasil; 100g farinha de mandioca; azeite; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto e coentro a gosto.


Preparo: pique os tomates, cebola, alho, pimentões e reserve. Coloque 2/3 dos pimentões em uma panela pequena, cubra de azeite e deixe em fogo baixo para confitarem. Retire os pimentões do azeite e misture como tomate picado. Ajuste o tempero. Em outra panela,refogue (com parte do azeite usado nos pimentões) a cebola, o alho e 1/3 restante dos pimentões. Acrescente o caldo de peixe já reduzido (para reduzir é só deixar o caldo coado em fogo médio até diminuir o volume pela metade), leite de coco e o coentro. Deixe em fogo baixo para apurar. Ao final, coe o caldo, ajuste o tempero e mantenha-o aquecido. Triture as castanhas e leve à uma panela coma farinha de mandioca e a manteiga. Ajuste o sal  e mexa até o ponto desejado e reserve. Em uma frigideira antiaderente, frite as bananas da terra cortadas ao meio até dourarem e reserve. Grelhe os filés de peixe por 2 minutos de cada lado em um pouco daquele azeite usado para confitar o pimentão e reserve.


Montagem: coloque a banana em um prato fundo, disponha o filé de peixe por cima. Cubra metade do filé de peixe com a farinha de castanhas e a outra metade comos pimentões confitados.Jogue o caldo quente no fundo do prato para finalizar e sirva imediatamente.


Caldo de peixe: para fazer o caldo de peixe caseiro, use cabeças e aparas de peixe, cenoura, cebola, salsão cortados grosseiramente (podem ser aparas que você vai separando no dia a dia), talos de salsinha e coentro.  Cubra tudo com água e deixe em fogo baixo por 40 minutos. Coe e está pronto. Também já há à venda em empórios e supermercados, caldos prontos com menos sódio e mais naturais.


Logo A Tribuna
Newsletter