Mil-folhas, sobremesa clássica para levantar o astral

Receita pode ser feita no domingo de Páscoa ou, se não conseguir esperar, neste fim de semana

Domingo que vem já é Páscoa. Mesmo que este ano ela seja diferente, vamos fazer um almoço gostoso e reunir a família online, fazendo um chat. Uma sobremesa caprichada levanta qualquer astral.

Esse é um clássico francês. Se você não achar massa folhada, monte com bolachas champagne. Fica uma delícia também! E não precisa esperar até a Páscoa, pode fazer agora mesmo!

Mil-folhas com morangos

Ingredientes massa: 1 pacote de massa folhada laminada (à venda na parte de congelados dos supermercados). Creme: 500 ml de leite; 1 xícara de açúcar; 5 gemas; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 2 colheres (chá) de extrato de baunilha. Montagem: açúcar de confeiteiro e morangos.

Preparo creme: leve o leite para esquentar junto com a metade do açúcar. Depois de ferver, já tire. Em uma vasilha, bata as gemas. Junte o amido de milho e o restante do açúcar até ficar levemente esbranquiçado. Assim que o leite levantar fervura, tire do fogo e coloque lentamente um pouco deste leite fervido na mistura de ovos mexendo rapidamente (na confeitaria, esse processo é chamado de liaison). Cuidado para não cozinhar os ovos – mexa enquanto despeja o leite. Depois de tudo incorporado, volte a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Assim que começar a borbulhar, conte uns 40 segundos e o creme já estará pronto. Coloque-o em uma vasilha de vidro e cubra com papel-filme (grudando-o no creme para que não forme aquela película parecida com nata).

Massa: corte a massa do tamanho desejado e coloque os pedaços na assadeira. Fure toda a massa com um garfo para ela não estufar. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Tire e deixe esfriar.

Montagem: coloque uma camada de massa, recheie com creme e repita o processo duas vezes. Polvilhe açúcar de confeiteiro e enfeite com morangos cortados.

Dica: se não achar massa folhada, pode fazer com bolachas champagne. Fica uma delícia também!

Tudo sobre: