Manga é a fruta da estação. Anote receitas

A fruta está mais docinha e suculanta, perfeita para ir à mesa

Entre outubro e fevereiro é comum encontarmos nas feiras e supermercados uma grande variedade de mangas. Apesar deste ser o período da safra, a fruta pode ser comprada durante quase todo o ano. A diferença é que o sabor é bem mais acentuado nesta época, quando as frutas maduram naturalmente, ficando mais doces.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!

Saborosa e suculenta, a manga é originária da Ásia, mais especificamente da região que vai do leste da Índia às Filipinas, e foi introduzida no Brasil pelos portugueses. Se adaptou também que é como uma rainha das frutas tropicais. Com ela é possível preparar deliciosas sobremesas, sucos e até pratos salgados.

Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas, a manga não oferece restrições de consumo, e ao contrário do que se imagina, não é altamente calórica: cada 100g da fruta tem apenas 65 calorias. Entretanto, alguns tipos de manga chegam a pesar até 400g! E é aí que mora o perigo do excesso.

A fruta necessita de calor e sol durante todo o ano, e encontra no Brasil as condições ideias para produzir em abundância.

A manga boa para o consumo não deve apresentar batidas, rachaduras, tons cinza ou manchas escuras na casca. Ao cheirar a fruta, seu aroma deve ser fresco e ter aroma agradável. 

A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, amarelada ou verde alaranjado.

Musse de manga
Ingredientes:
2 mangas palmer ou haden; 400g de iogurte desnatado firme; 1 copo americano de suco concentrado de manga; 10g de gelatina incolor hidratada conforme manda a embalagem do produto; 2 claras batidas em neve; 3 colheres de sopa de açúcar ou 10 gotas de adoçante.

Preparo: bata as claras em neve com 1 colher de açúcar até ficar em picos firmes. Reserve. No liquidificador, bata 1 manga sem casca e sem caroço com meio copo de suco concentrado de manga, o restante do açúcar (ou o adoçante), a gelatina já hidratada e o iogurte. Bata no liquidificador até ficar um creme. Junte às claras em neve, misturando delicadamente.

Para a calda, em uma panela, coloque o restante do suco concentrado (1/2 copo) e 2 copos americanos de água. Deixe apurar em fogo baixo por cerca de 5 minutos e coloque as mangas em cubos. Se quiser a calda mais doce, dilua também na mistura uma colher de sopa de açúcar.
A manga dá um toque diferente (Adobe Stock)

Peito de frango com molho de manga
Ingredientes:
4 peitos de frango sem osso e sem pele; sal; pimenta a gosto; 4 colheres de sopa de azeite; suco de 1 limão.
Molho: 50g de manteiga; 1 cebola média; 2 mangas grandes cortadas em cubos; 1 cravo da índia; 1 pau de canela; 1 colher (sopa) de gengibre ralado; 150ml de vinho branco seco; 1 pitada de açúcar; sal e pimenta a gosto. 

Preparo: tempere os peitos de frango com azeite, suco de limão, sal e pimenta. Coloque em uma forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos ou até estar assado. Reserve. 

Molho: em uma panela, aqueça a manteiga e doure levemente a cebola picada, junte a manga em cubos pequenos, o cravo da índia e a canela. Mexa e adicione o vinho. Deixe ferver para que o álcool evapore. Junte o açúcar e a pimenta. Deixe cozinhar em fogo brando por uns 5 minutos, Sirva os peitos de frango fatiados, arroz branco e legumes.

Tudo sobre: