EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Janeiro de 2020

Inove no fim de semana

Faça receitas que saem do lugar comum e impressionam

Essas criações do chef Melchior Neto são para sair do lugar comum. A primeira é uma dica para uma entrada ou um petisco, ótimos para as festas ou para o fim de semana.

A outra é uma junção de três maravilhas: torta, lasanha e pizza em um só preparo. O chef ensina como preparar uma lasanha com cara de torta e com massa de pizza. Criativa, inusitada e irresistível, serve até 10 pessoas e, em época de festas e casa cheia é um preparo incrível para receber e servir seus convidados.

Medalhão de banana com bacon 

Prato pode ser preparado como petisco (Foto:Adobestock) 

Ingredientes: 6 bananas pratas; 12 tiras de bacon. Molho: 1 fio de azeite; 2 colheres de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 100 ml de molho de soja; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; salsa picada a gosto e suco de 1 laranja. 

Preparo: Medalhões: descasque as bananas e corte-as ao meio. Enrole a metade em uma tira de bacon e espete num palito de churrasco. Pode fazer o espeto com até 3 porções em cada um. Coloque na churrasqueira e vire à medida que o bacon fique bem douradinho. Está pronto quando todos os lados estiverem bem brilhantes. Molho: aqueça a manteiga e o fio de azeite e mexa até que esteja derretida. Acrescente a farinha de trigo e mexa até que forme uma massinha dourada. Acrescente o molho de soja, o açúcar mascavo e a salsa mexendo sempre até engrossar e ficar em ponto de creme. Retire do fogo e finalize com o suco da laranja.

Torta, pizza e lasanha 

Ingredientes Massa: 200g de creme de leite; 100g de manteiga ou margarina; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de fermento em pó; cerca de 3 xícaras (chá) rasas de farinha de trigo; 1 gema levemente batida para pincelar. Recheio: 1 kg de muçarela fatiada; 500g de presunto fatiado; 500g de massa de lasanha; 200g de molho bolonhesa; 200g de molho bechamel. Cobertura: 100g de requeijão; 100g de muçarela; 100g de parmesão; 50g de damasco picado. 

Preparo: Massa: misture o creme de leite com a manteiga e o sal. Acrescente o fermento e, aos poucos, a farinha, amassando até desprender das mãos (se necessário, acrescente água ou farinha até dar o ponto). Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 20 minutos.

Recheio: abra 2/3 da massa com as mãos ou com o rolo e forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro x 3 cm de altura) levemente untada. Fure a massa em diversos pontos para não estufar enquanto assa, distribua o recheio em camadas, molhos, massa, queijo e presunto, assim sucessivamente até chegar a borda da forma. Abra o restante da massa, coloque por cima e feche as laterais unindo com a outra massa. Pincele com a gema batida coloque a muçarela, o requeijão,e o parmesão asse em forno médio preaquecido (200°C) por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar levemente. Aguarde 10 minutos para desenformar e finalize com os cubinhos de damasco.

Tudo sobre: