Hoje é dia de nhoque da fortuna; anote a receita da sorte

Nhoque de abóbora é delicioso e inova o cardápio

Por: Fernanda Lopes  -  29/10/20  -  11:34
Nhoque de abóbora com carne seca é leve e saboroso
Nhoque de abóbora com carne seca é leve e saboroso   Foto: Alberto Marques

Hoje é Dia 29, dia de comer nhoque ou gnocchi como originalmente em italiano. Diz a lenda que dá sorte comer essas bolinhas deliciosas quando o calendário marca 29.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes de iniciar a refeição, a pessoa deve colocar uma nota de um dólar sob o prato, comer os sete primeiros pedacinhos de nhoque d pé e dizer a seguinte frase: “São Genaro, estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”.


Aqui,as bolinhasnão são de batatas, mas sim de abóbora e o molho é um ragu de carne seca. Uma delícia.


Nhoque de abóbora com ragu de carne seca 


Ingredientes: 500g de abóbora cabochã; 500g de farinha de trigo; 1 colher de chá de noz moscada; 50g de manteiga, 1 gema de ovo e 10g (2 colheres de chá) de sal.


Ingredientes ragu de carne seca: 1 Kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada; 4 dentes de alho picados; 1 cebola picada; 6 tomates maduros sem pele e sem sementes; 300g de extrato de tomate; 100ml de azeite; 50g de manteiga; 200g de queijo parmesão ralado; salsinha a gosto; folhas de manjericão a gosto e 200 ml de água.


Preparo nhoque: amasse ou esprema a abóbora cozida em uma superfície lisa. Depois, coloque a abóbora cozida e amassada em uma tigela, e acrescente a noz moscada, a manteiga, gema de ovo e o sal. Envolva bem esses ingredientes e depois vá colocando a farinha aos poucos até ficar uma massa homogênea e macia. Corte a massa em pedaços e vá polvilhando farinha de trigo na massa e na superfície para não grudar. Faça tiras compridas e depois corte em pequenos pedaços de mais ou menos 3 cm. Já tenha no fogo uma panela com água já em fervura com um pouco de sal e um fio de óleo, vá colocando esses pedaços cortados na água e mexa com cuidado para que os mesmos não fiquem grudados. Assim que os pedaços começarem a subir é que já estão cozidos. Em uma vasilha, tenha um pouco de água morna e vá colocando os pedaços cozidos nessa água e reserve.


Para o ragu, em uma panela coloque o azeite e refogue o alho, a cebola e os tomates. Acrescente o extrato de tomate e depois coloque a água e a carne seca e deixe apurar. Em seguida, coloque a manteiga e regule o sal. Em um refratário ou assadeira, coloque o nhoque reservado e coloque o molho por cima e as folhas de manjericão. Polvilhe o parmesão e leve a forno para gratinar. Sirva quente.


Rendimento: 8 porções.


Logo A Tribuna
Newsletter