Focaccia: Receita italiana de pão parecido com pizza

Cada casa italiana tem sua receita própria; uma delícia para fazer no fim de semana

Por: Por Fernanda Lopes  -  13/03/20  -  18:03
Cada casa italiana tem sua receita.
Cada casa italiana tem sua receita.   Foto: Adobe Stock

Assim como todo padeiro santista tem uma receita diferente de pão de cará, todo padeiro italiano, principalmente da região da Ligúria, tem um modo de preparo próprio para focaccia. 

De origem genovesa, no Norte italiano, ela é uma espécie de pão rústico, achatado, que pode ter somente alecrim, azeite e sal grosso ou ainda coberturas mais robustas como as que sugerimos abaixo, como as de batata, cebola ou tomates. ..

Na Itália, ela é servida do café da manhã ao jantar e pode ainda ser usada para sanduíches. Tem o tem status de Produto Alimentar Tradicional. Geralmente, as famílias têm a sua própria receita.

Hoje, tornou-se uma espécie de fast food italiano, disponível em restaurantes, padarias e casas especializadas por todo país. 

A focaccia verdadeira é mais grossa que a pizza, porém não deve ser muito alta, além de crocante por fora e macia por dentro.

Na hora do preparo, a massa pode ser particularmente grudenta a depender da quantidade de água utilizada e da qualidade da farinha. De preferência, use a farinha 00, que é feita a partir de um grão mais fraco, absorve mais água e tem um menor teor de glúten, conferindo à massa leveza a aeração ideal. Com ela, é possível trabalhar com produtos de fermentação mais longa, completando seu processo completamente e conferindo mais aroma, sabor e uma fácil digestão. 

Já é possível encontrar esse tipo em supermercados e empórios. Use também um bom azeite extravirgem.  

Massa tradicional com alecrim e sal grosso
Ingredientes: 500 g de farinha de trigo peneirada (se puder, use farinha 00, já encontrada em empórios e supermercados);  250 ml de água morna (45°C); 100 ml de azeite  de oliva extravirgem; 1 colher de chá de sal; 1 colheres de sopa de açúcar; 40 g de fermento biológico para pães; 1 colher (sopa) de sal grosso e alecrim e azeite a gosto para cobertura.
Preparo: o primeiro passo é dissolver o fermento, e para isso coloque-o esfarelado na bacia, acrescente o açúcar, mexa e coloque a água morna. Espere por uns 10 minutos e junte o azeite e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo, mexendo até formar uma massa homogênea. 
Transfira a massa para uma bancada e sove-a por aproximadamente uns 5 minutos. Coloque a massa para descansar em uma tigela untada com azeite, envolvendo a vasilha com filme plástico e colocando em um lugar fechado, como o forno ou um armário fechado e seco. Deixe dobrar de volume. Dê uma espécie de soco na massa para soltar o ar. Depois, estique a massa em uma assadeira untada com azeite. Aperte a massa, deixando a marca dos seus dedos. Coloque mais azeite, folhinhas de alecrim e sal grosso. Leve ao forno e asse por 10 a 20 minutos. O tempo vai depender da textura desejada: se quiser o pão mais molhadinho e fofo, asse por somente 10 minutos; se quiser mais crocante e moreninho, asse por cerca  de 20 minutos. 

Logo A Tribuna
Newsletter