EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

7 de Agosto de 2020

Duas receitas com milho, o ingrediente junino: cupcake de pamonha e sopa-creme

Veja também dicas para o cozimento correto desse cereal bem nutritivo

No Brasil, sua cultura só perde para soja na agricultura, apesar disso seu consumo ainda é pequeno perto de outros países: 18 quilos por habitante/ano. No México, são 63 quilos, mas lá o ingrediente é a base da alimentação.

Do fubá ao papel, do cereal matinal a medicamentos, o milho e seus derivados são utilizados em mais de 150 produtos de diferentes setores. Os mais conhecidos são os produtos de consumo humano: milho verde, pamonha, creme de milho, canjica, pipoca, canjiquinha, pães, bolos, biscoitos e cuscuz, dentre dezenas de outros.

Nutricional

O milho é muito nutritivo. Como todo cereal, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1 e B2, vitamina E, e fibras.
Além das espigas frescas é possível comprar o milho seco: do amarelo inteiro se faz pipoca e do amarelo quebrado, a canjiquinha — um prato tipicamente mineiro. Já do branco é possível preparar a canjica, um doce caseiro e bem brasileiro.

Veja dicas para o preparo do milho

Como Escolher: ao comprar espigas frescas, observe se são mantidas em temperaturas mais amenas no mercado ou na feira, porque são sensíveis. Se não estiverem sob refrigeração, devem estar sob abrigo de luz. As melhores espigas são aquelas que têm palha verde e não totalmente seca. Se os grãos são robustos e suculentos, ao apertá-los levemente devem soltar um líquido esbranquiçado, sinal de que estão frescos.

Como cozinhar o milho em só em 3 minutos: embrulhe uma a uma as espigas em filme plástico e coloque em um refratário. Leve ao micro-ondas por 3 

Para não ficar duro: para que a espiga de milho não endureça, cozinhe o milho em água sem sal.

RECEITAS



Sopa-creme de milho com brócolis

Ingredientes: 5 espigas de milho ou 600g de milho-verde congelado (não use o de lata, que tem muito sódio e conservantes); 1 litro de caldo de legumes; 1/2 maço de brócoli; 3 dentes de alho; 1 cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de amido de milho; pimenta-branca moída a gosto; noz-moscada ralada a gosto; sal o quanto baste e 200g de queijo minas padrão ralado.

Preparo: separe o brócoli em floretes e lave bem. Ferva água suficiente para cobri-los e cozinhe-os até ficarem al dente. Depois, escalde em água gelada para manter a cor verde. Tempere com sal e azeite e reserve. Cozinhe o milho até ficar macio (se for a espiga, depois de cozida, debulhe-a tirando os grãos com a ajuda de uma faca). Refogue, na manteiga derretida, o alho e a cebola picadinhos. Junte 2/3 do milho cozido e refogue um pouco. Leve esse refogado ao liquidificador com o caldo de legumes e o amido de milho. Bata bem até formar um creme (se preferir, volte esse creme para a panela e esquente, mexendo até engrossar como um mingau ralo). Acerte o sal, tempere com pimenta a gosto e uma pitada de noz-moscada ralada. Junte os grãos de milho reservados e o brócoli. Sirva com o queijo minas padrão ralado. Rendimento: 4 porções.

Cupcake de pamonha

Ingredientes: 2 latas de milho ou 5 espigas cozidas e debulhadas; 2 xícaras de açúcar; 4 ovos; 50g de queijo parmesão ralado; 1 vidro pequeno de leite de coco; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 1/2 xícara de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento. Cobertura: 200g de cream cheese e 100g de açúcar de confeiteiro; 50 ml de leite de coco e 100g de coco ralado. 

Preparo: coloque tudo, exceto a farinha e o fermento, no liquidificador. Bata bem até virar um creme. Adicione a farinha e bata mais um pouco. Junte o fermento e bata só para misturar. Distribua em uma forma de 27 cm de diâmetro ou em 15 pequenas formas de bolo – é importante colocar a massa até uma altura em que sobrem, pelo menos, dois dedos de assadeira sem cobrir. Leve ao forno preaquecido a 180ºC de 50 minutos a 1 hora ou até dar uma douradinha em cima. Por dentro, o bolo fica cremoso. Só desenforme depois de esfriar. Cobertura: misture coco ralado com o leite de coco e deixe hidratar. Misture bem o açúcar e o cream cheese. Por último misture o coco ralado. Coloque em saco de confeitar e enfeite os cupcakes ou sirva ao lado em um pratinho. 

Tudo sobre: