Domingo é Dia Mundial da Paella, aprenda a receita com quem entende e comemore

Faça uma paella em casa, seguindo a receita do restaurante do Centro Espanhol de Santos

Por: Fernanda Lopes  -  19/09/20  -  19:12
Paella Valenciana, um prato completo e delicioso
Paella Valenciana, um prato completo e delicioso   Foto: Alexsander Ferraz

O Dia Mundial da Paella Valenciana é celebrado neste domingo (20). Esse prato espanhol, de Valência, que é daqueles feitos em uma só panela, é uma refeição completíssima e muito especial. Para comemorar esse dia, nada melhor do que uma receita de quem entende: o Restaurante Espanhol Sabores da Terra, que fica dentro do Centro Espanhol de Santos, na Rua Espírito Santos, 9, e que mantém sua paella no menu e entrega até por delivery (pelo Ifood).


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Agnes Rotava contou para A Tribuna todos os detalhes da receita para fazer em casa. Apesar do preço do arroz estar caríssimo no supermercado, isso não é tanto problema, já que ela pode ser feita com muitos outros ingredientes e, por isso, acaba rendendo. Neste sábado e domingo (19 e 20), para comemorar, quem pedir a Paella (R$ 148,50 para duas pessoas) no restaurante Sabores da Terra ganha a sangria, tanto no salão como na entrega.


Paella à Valenciana do Sabores da Terra

Ingredientes:6 camarões rosa; 100 g de polvo cozido; 100 g de lula cozida; 200g de sobrecoxa em cubos; suco de 1/2 limão; ½ pimentão verde; ½ pimentão amarelo; ½ pimentão vermelho; 2 dentes de alho picados; 3 tomates cortados em 4 partes; ½ colher (sopa) de canela em pó; ¼ de colher (chá) de açafrão; 1 xícara (chá) de arroz para paella (chama-se bomba, mas se não achar use o agulhinha mesmo); sal, e azeite, quantidade necessária; 500ml de caldo de camarão ou peixe.


Preparo: se não tiver panela específica para paella, substitua por uma frigideira grande e funda de uns 30cm. Tempere o frango com sal, pimenta em pó (a gosto) e suco de 1/2 limão). Coloque azeite na panela. Aqueça e sele o frango até dourá-lo. Em seguida, quando o frango estiver pronto, chegou a hora da lula e dos camarões irem para a frigideira. Refogue por uns 5 minutos. Reitre da panela e reserve.


Na panela da paella, coloque um pouco mais de azeite, refogue os dentes de alho fatiados em lâminas fininhas, e os tomates. Junte o arroz. Refogue por alguns minutos, e coloque o caldo (de peixe ou camarão) ainda quente e coado. Cozinhe por uns 15 a 20 minutos. Quando o arroz estiver no ponto, e que não tenha excesso de caldo, coloque o polvo já cozido, os camarões, lula e frango reservados, o açafrão e finalize com os pimentões fatiados. Acerte o sal.


Cozimento polvo:O polvo é o único que já deve estar cozido, pois demora. Para isso, ferva água (que cubra o polvo) com folhas de louro e dois dentinhos de cravos espetados em meia cebola. Depois que ferver, coloque o polvo. Demora uns 30 a 40 minutos, dependendo do tamanho dos tentáculos. Vá espetando um garfo para saber. Se entrar fácil, está pronto. Retire e reserve para depois adicionar a panela da paella. Você pode cozinhar um polvo inteiro já limpo e congelar os tentáculos.


Rendimento: 2 porções.


Logo A Tribuna
Newsletter