Cuscuz de camarão da Vó Nilva, o melhor

Anote essa receita e faça sucesso em todas as festas de família

Quer aprender a fazer cuscuz? Então anota essa receita, que faz parte da minha família desde que me lembro por gente. Minha avó Nilva a fazia em todas as festas, de aniversário ao Natal. E todos esperávamos ansiosos. Geralmente, ele tinha sardinha e não camarões. Hoje, as netas fazem a receita. Se você quiser, optar pela sardinha em lata fique à vontade, porque é uma delícia também. O segredo do cuscuz está no tempero e na hora de colocar a farinha pré-cozida de milho. Tem que abaixar o fogo e ir mexendo sempre para não empelotar. Também não pode colocar muito, senão ele perde a umidade e fica duro. Para dar essa cor bonita, use um pouco de molho de tomate. Enfim, siga a receita que vai dar certo. 

Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos

Ingredientes cuscuz: azeite o quanto baste; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 lata de ervilhas; 200g de camarões sete-barbas limpos;  1/2 xícara de molho de tomate; 100g de azeitonas verdes picadas; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de molho de pimenta; 200g de palmito picado; cerca de 200g de farinha de milho pré-cozida (tipo Milharina ou similar); salsinha picada a gosto e 1 litro de caldo de camarão. Para enfeitar: 150g de camarões tamanho médio limpos; 1 tomate fatiado; 1 tolete de palmito em rodelas; ervilhas frescas ou congeladas cozidas.

Ingredientes Caldo de camarão: cascas e cabeças (lavadas) dos camarões utilizados na receita; 1 colher (sopa) de azeite; 1 talo de salsão; 1/2 cebola picada; 1/2 cenoura picada; 1 ramo de salsa e 1 folha de louro.
Preparo caldo: refogue as cascas e cabeças dos camarões no azeite. Junte todos os ingredientes e 1,5 l de água. Deixe no fogo baixo por cerca de 40 minutos. Coe e use 1 litro no cuscuz.

Cuscuz: para decoração, cozinhe por 3 minutos os camarões em água fervente com sal. Molhe com água uma forma de furo no meio com 24 cm de diâmetro. Decore o fundo e as laterais com o palmito em rodelas, camarões cozidos, fatias de tomate e ervilhas cozidas. Reserve. Em uma panela grande, refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque os camarões temperados com um pouco de sal. Refogue. Junte as ervilhas da lata, os palmitos picados, as azeitonas, o molho de tomate, a pimenta, o sal e o caldo de camarão coado. Deixe ferver. Experimente se é preciso mais sal ou pimenta. Junte a salsinha picada. Abaixe o fogo e vá colocando a farinha de milho pré-cozida aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Quando estiver totalmente incorporada e homogênea, ajeite na forma sobre a decoração, com cuidado. Cubra com um pano de prato limpo umedecido com água. Leve à geladeira por pelo menos três horas antes de servir. Para desenformar, coloque um prato grande sobre a forma e vire.

Dica: Se for fazer de sardinha, coloque caldo de legumes caseiro - clique para aprender a fazer um caldo de legumes
Rendimento: 15 pedaços.

Tudo sobre: