Crushes gastronômicos para preparar na Semana dos Namorados

Chame seu par e junte ingredientes que ficam ainda melhores juntos; comente as combinações perfeitas para você

Por: Fernanda Lopes  -  08/06/20  -  21:49
Carne seca com mandioca é uma das combinações perfeitas e bem brasileiras
Carne seca com mandioca é uma das combinações perfeitas e bem brasileiras   Foto: Alexsander Ferraz

Traduzido literalmente do inglês, o significado pode parecer meio estranho: “esmagamento”, mas a analogia não precisa de muita reflexão para fazer sentido e para relacionar o termo crush a uma paixão súbita, ao sentimento de ter o coração esmagado por outra pessoa. Esse é o termo atual para paquera, par perfeito, alma gêmea, objeto de desejo e por aí vai.

Por isso, nossa sugestão nessa Semana dos Namorados é chamar seu crush para preparar receitas que levem ingredientes que são o par perfeito um para o outro, como o queijo com goiabada que leva o romântico nome de Romeu e Julieta. se na obra de Shakespeare o amor terminou em tragédia, na cozinha a união desses dois termina mesmo em final feliz.

Há outros matches gastronômicos como peixe com limão, que se completam; abacaxi com coco que tem a chamada bossa; os inseparáveis pão com manteiga ou arroz com feijão. Na lista dos mais ousados entram o camarão com a moranga ou o ovo com bacon e também a carne seca com mandioca. Claro, não poderia esquecer o macarrão com molho e melhor ainda com parmesão, afinal, massa sem queijo é como amor sem beijo.

RECEITAS
Carne seca + mandioca
Ingredientes: 
500 gramas de carne seca (picada, dessalgada e cozida); 1 folha de louro; 1 colher (sopa) de menteiga; 2 cebolas cortadas; 4 dentes de alho picados; 2 a 3 tomates picados; sal e pimenta (tabasco) a gosto esalsinha ou cebolinha. 
Preparo: dessalgue a carne seca já sem gordura cortando em cubos e deixando de molho na água, na geladeira. Troque a água pelo menos 6 vezes durante 24 horas. Certifique-se de que o sal saiu experimentando um pedacinho. Ferva 2 litros de água com 1 folha de louro e coloque a carne. Deixe cozinhar até estar macia (pode ser na pressão). Desligue, escorra a água e desfie a carne. Derreta a manteiga, coloque a cebola e o alho e refogue. Junte a carne e os tomates. Se gostar, coloque pimenta picadinha. Deixe refogar um pouco e junte a cebolinha e salsinha. Sirva com mandioca frita (para fazer a mandioca, cozinhe ela já descascada e em pedaços e depois de cozida frite em óleo quente) 




Camarão + moranga
Ingredientes: 
1 kg de camarão tamanho médio descascado e limpo; 70 ml de azeite; 2 dentes de alho picados; 2 cebolas médias picadas em cubos pequenos; 5 tomates sem pele picados em cubos pequenos; 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem semente); 300 g de requeijão cremoso (pode ser catupiri); 500 ml de creme de leite fresco; 1 moranga de tamanho médio; coentro picado a gosto; cebolinha picada a gosto; sal e pimenta-do-reino o quanto baste.

Preparo: lave bem a moranga e corte uma tampa redonda na altura do cabinho. Retire todas as sementes e as fibras sem raspar o legume por dentro. Se achar mais fácil, coloque ela no micro-ondas por cerca de 8 minutos para amolecer e facilitar, mas antes faça cortes nela com a faca (onde ela será cortada posteriormente, pois isso evitar que ela estoure no micro-onda). Leve-a ao forno (200°C) enrolada em papel alumínio por 45 minutos (ou no microondas por 25 minutos embrulhada em filme plástico).

Atenção: cozinhe a abóbora já na travessa em que será servida, pois seu manuseio é difícil depois de cozida. Enquanto a abóbora assa, tempere os camarões já limpos com sal e pimenta moída. Leve uma panela ao fogo alto, aqueça-a e depois acrescente metade do azeite e do alho picado, adicionando na sequência os camarões temperados. Salteie rapidamente (3 minutos bastam) e reserve-os retirando da panela. Volte com a mesma panela ao fogo, agora médio, e adicione o restante do azeite, do alho e mais as cebolas, a pimenta dedo-de-moça e os tomates. Mexa tudo e deixe cozinhar até os tomates começarem a amolecer. Volte à moranga que já deve estar macia e cozida e retire uma fina camada de polpa dela, tomando o cuidado de não estragar ou furar a casca. A polpa retirada deve ser amassada com um garfo e misturada com o molho na panela. No molho, despeje o creme de leite e deixe engrossar até formar um creme grosso. Mexa periodicamente e experimente o tempero. Corrija sal e pimenta se necessário. Quando o molho engrossar, acrescente os camarões de volta, deixe cozinhar por mais 2 minutos e coloque então um pouco da cebolinha e do coentro (reserve um pouco para a finalização). Desligue o fogo e reserve na mesma panela. Por dentro da moranga, espalhe o requeijão em volta da casca e no fundo. Despeje então o creme do camarão dentro da moranga e espalhe o restante do coentro e cebolinha por cima. Sirva com arroz branco.
Rendimento: 5 porções


Abacaxi + coco (Piña Colada)
Ingredientes:
1 lata de leite condensado (use a lata ou a caixinha de medida); 3/4 da lata, de medida, de leite de coco; 3/4 da lata de rum branco; 3/4 da lata de suco de abacaxi concentrado e gelo


Preparo: bata tudo no liquidificador. Coloque pouco gelo, a bebida não pode ficar aguada, tem que ser cremosa.
Rendimento: 5 porções


MAIS CRUSHES



 


Morango + chantili
Um clássico, pois a cremosidade e a douçura do creme equilibram o azedinho e a suculência dos morangos


Banana + canela
Banana + chocolate
Banana + Mel

Banana + Queijo
A banana é volúvel. Ela fica melhor ainda com chocolate, com canela, com mel e até com queijo


Bacon + ovo
Um clássico do café da manhã norte-americano e de alguns países europeus, é o que chamamos de comida reconfortante, principalmente no clima mais frio


Massa+tomate
Eles são quase inseparáveis e ficam ainda melhor em trio, com queijo. Afinal, macarrão sem queijo é como amor sem beijo


Pão +manteiga
Essa combinação irresistível fica ainda melhor quando as coisas esquentam. Quem resiste a uma média na chapa?


Arroz+ feijão
É o grande crush brasileiro. Os dois juntos se completam e ficam ainda mais nutritivos e saborosos.


Queijo +goibada
A dupla símbolo dos crushes recebe o apelido de Romeu e Julieta, cujo amor nasceu na rica culinária mineira e rompeu fronteiras.


Logo A Tribuna
Newsletter