Conheça mais sobre a canela, a especiaria de muitas qualidades

Perfumada, ela tem propriedades calmantes e dá muito sabor a pratos doces e salgados, combinando com a época natalina

Por: Fernanda Lopes  -  03/12/21  -  11:20
  Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

A canela tem um perfume de aconchego, que acalma. Quando se prepara uma receita com essa especiaria, o aroma invade a casa e fica marcado na nossa memória, nos remetendo aos bolinhos de chuva ou arroz doce da vovó. E lembra muito também as festas de fim de ano perfumando os bolos natalinos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O fascínio por ela dura séculos e conquistou povos de todo o mundo. Originária do Sri Lanka, foi levada para o Oriente pelos árabes e virou símbolo de riqueza na Antiguidade e na Idade Média. Sua árvore pode alcançar 10 metros de altura e a casca seca de seu tronco é que é a especiaria.


No Egito antigo era utilizada para embalsamar corpos e como afrodisíaco. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século 17 e se aclimatou muito bem no nordeste.


A maioria das canelas é da família Lauraceae. No entanto, as que são famosas em todo mundo pertencem ao gênero Cinnamomum, sendo a canela-da-índia (C. zeylanicum), a canela-da-china (C. cassia) e a canforeira (C. camphora), utilizadas desde a antiguidade.


A canela-da-china, que encontramos nos supermercados, é mais barata, mas tem menos aroma do que a original. Também é chamada de Cássia. Ela é mais grosseira, escura e dura. Entretanto, a maior parte da canela em pó encontrada é desta qualidade.


Dietas
A nutricionista Aline ressalta que a canela auxilia na diminuição da vontade de comer doce - por um controle hormonal da insulina - ficando ainda mais eficiente na presença da pasta ou manteiga de amendoim integral. “Essa é uma ótima opção para comer no final da tarde, onde os picos de ansiedade e impulsos por doce tomam conta. Use esses ingredientes no seu dia a dia”. Ela ensina, inclusive uma receita light, com banana, uma fruta que tem triptofano e magnésio, que auxiliam na comunicação dos neurônios e por isso ajudam a diminuir a ansiedade e a depressão.


Além de aromatizar doces e bebidas, fica ótima pratos salgados como frango, carnes e molhos. Pratos indianos, árabes e marroquinos sempre ganham o seu toque aromático,


Ao comprar verifique a data de validade (quanto mais nova melhor) e o aroma, que deve ser bem forte e característico. A canela de qualidade tem pó fino e de cor uniforme.


Vale a pena pagar um pouco mais por uma canela de boa qualidade. Você vai precisar de menor quantidade e ela vai durar mais tempo. Os rótulos geralmente trazem se é canela-da-china.


  Foto: AdobeStock

Bolo Strudel

Receita é da nutricionista Aline Quissak


Ingredientes: 3 ovos; 1 maçã com casca; 1 colher de sopa de mel; 1/2 xícara de manteiga de amendoim 100% integral; 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar; 1/2 xícara de farinha de aveia; 1 colher de chá de canela em pó; 1/2 banana bem madura; 1 colher de sopa de essência de baunilha natural; 1 colher de sopa cheia de fermento.


Preparo: preaqueça o forno 180°C. Bata o coco ralado no liquidificador para ficar fino como uma farinha. Pique a maçã grosseiramente para facilitar o trabalho do liquidificador. Adicione todos os outros ingredientes com exceção do fermento. Bata tudo até ficar uma massa homogênea (em média 1 minuto); depois, coloque o fermento e dê uma última batida ou misture com o auxílio de uma colher. Coloque a massa em uma forma de pão (retangular) antiaderente ou forre com papel manteiga para não precisar untar. Despeje a massa e salpique 1/2 xícara de nozes picadas por cima. Coloque para assar por 20 a 25 min (o tempo pode variar de forno para forno); por isso, a melhor opção é espetar um palitinho e ele sair limpo. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de desenformar/cortar. A consistência é a de um bolo cremoso. Aproveite!


Dica: pode manter congelado por até 2 meses. Quando for descongelar, coloque o bolo na geladeira na noite anterior ao consumo. Rendimento: 10 porções.


Chocolate cremoso gelado
Chocolate cremoso gelado   Foto: AdobeStock

Chocolate cremoso gelado

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite; 100 ml de creme de leite; 100 ml de leite condensado; 4 colheres (sopa) de cacau em pó; gelo a gosto; 1 colher (café de canela) e mais canela para polvilhar.


Preparo: bata tudo no liquidificador, exceto a canela para polvilha e sirva bem gelado polvilhado de canela. Rendimento: 3 porções.


Arroz Libanês
Arroz Libanês   Foto: AdobeStock

Arroz Libanês

Ingredientes carne: 2 dentes de alho; 2 paus de canela; 1 cebola; shoyo a gosto; 2 Kg de paleta; 1 colher de sobremesa rasa de pimenta-do-reino; 1 colher de sopa rasa de sal; 10 talos de salsinha; 25g de manteiga. Arroz: 4 xícaras de arroz (880g); 2 Kg de carne moída; 4 cebolas picadas; 3/4 de xícara de óleo; 100g de manteiga; 1 colher de sopa cheia de sal e 1 colher de chá de canela em pó e 8 xícaras de líquido (entre o caldo do cozimento da carne e água)


Preparo carne: corte a carne em pedaços grandes, tempere com sal e pimenta e frite com 1 fio de óleo, de todos os lados, para ficar dourada. Cubra a carne com água quente. Coloque a cebola sem casca, os alhos sem casca e os galhos de salsa (amarrados) junto à carne na panela de pressão. Depois de apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até que esteja desfiando. Coe o caldo para cozinhar o arroz. Arroz: frite a carne moída até ficar sequinha. Depois coloque a cebola picada bem fina, o óleo, a manteiga, o sal , a canela e o arroz. Coloque 8 copos xícaras de líquido (use o caldo coado da carne cozida e o restante de água). Deixe semitampada até cozinha e secar. Frite amêndoas ou pinoles na manteiga só para dourar (tome cuidado para não queimar). Decore o arroz com a carne desfiada e com as amêndoas e passas (opcional).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter