EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

3 de Agosto de 2020

Coberturas para bolos: Escolha a sua e aprenda a fazer

Caldas e recheios transformam o bolinho numa sobremesa completa. Anote várias receitas para não errar

Bolo de cafezinho, aquele sem cobertura ou recheio, é delicioso. Porém, tem dias que a gente quer um bolo que é sobremesa, umedecido com caldas, com um recheio apetitoso e uma cobertura bonita. Por isso, anote algumas ideias.

Calda
Para deixar o bolo mais úmido, pode-se colocar vários tipos de caldas ou líquidos. Para isso, faça furos na massa, já assada e desenformada, usando um garfo. Depois jogue a calda desejada.

Bolos recheados
Bolos recheados pode ser umedecidos com refrigerantes, como guaraná; leite gelado; bebidas como licores e rum; calda de açúcar; leite de coco; sucos de limão ou laranja etc. Use o bom senso na hora da combinação de sabores. 

Bolos simples
Bolos sem recheio com sabor mais neutro ficam bons se umedecidos com caldas de açúcar (dissolva no fogo 1/2 xícara de açúcar em 1 xícara de água, com um pedaço de casca de laranja e 1 pau de canela. Deixe ferver, desligue e deixe esfriar). 

Fubá ou coco
Para bolo de fubá ou de coco, pode misturar 1/2 lata de leite condensado com 100 ml de leite de coco e jogar sobre o bolo quente. 

Chocolate
Bolos de chocolate podem sem molhados com uma calda de chocolate (misture 1 xícara de leite, 1/2 xícara de açúcar e 4 colheres de chocolate em pó e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar e use no bolo). Também fica bom com leite gelado misturado a uma bebida como licor de chocolate ou rum.

Coberturas
Geralmente é preciso deixar o bolo esfriar para colocar a cobertura. Em bolos brancos simples, elas podem ser desde geleias de frutas até aquela casquinha de açúcar. Nos mais incrementados, elas vão de ganache à pasta americana.

Ganache
Essa cobertura foi criada na França há 150 anos e até hoje faz sucesso. A qualidade do chocolate é fundamental para o sucesso da receita, já que ela só tem dois ingredientes. O modo de fazer é fácil: pique o chocolate e misture ao creme de leite. Leve ao banho-maria ou ao micro-ondas para derreter. Misture e coloque no bolo. Anote as quantidades para cada tipo de chocolate.

Para cada 200g de chocolate amargo use 100ml de creme de leite. Para cada 200g de chocolate ao leite use 70ml de creme de leite. Para cada 200g de chocolate branco use 50ml de creme de leite.

Calda durinha de açúcar
Ela é perfeita em bolos simples como de baunilha, fubá ou laranja. E pode ser feita com leite, suco de limão, de laranja, de tangerina ou até água. Basta misturas 2 xícaras de açúcar de confeiteiro com 1/2 xícara de líquido. Misture e jogue sobre o bolo morno.

Calda durinha de chocolate
Faz par mais que perfeito com o bolo de cenoura. Mas fica ótima também no bolo nega maluca, por exemplo. É simples. Em uma panela, misture 8 colheres (sopa) de açúcar, 8 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de margarina e 4 colheres (sopa) de leite. Misture e leve ao fogo somente até a margarina e o açúcar derreterem (cerca de 1 minuto). Misture e despeje sobre o bolo morno.

Brigadeiro
Para coberturas, é preciso que o brigadeiro seja mais cremoso. A dica é misturar ao final do cozimento, 1 lata de creme de leite sem soro e misturar. Fica menos doce e bem aveludado. O mesmo pode ser feito com brigadeiro branco ou beijinho (de coco).

Marshmallow
Para uma cobertura branquinha e doce, pode-se usar marshmallow. Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar; gota de essência de baunilha e 3 claras. 
Dissolva 2 xícaras de açúcar e uma gota de essência de baunilha em uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer. Enquanto isso, bata três claras em neve. Quando a calda estiver em ponto de fio, retire-a do fogo e despeje-a lentamente sobre as claras sem parar de bater até esfriar por completo.

 

Tudo sobre: