Clafoutis de morango: Sobremesa francesa mais fácil que você já viu

É só misturar os ingredientes e colocar a fruta de sua preferência; confira a versão com morangos

O clafoutis é um doce clássico da culinária francesa. Originário da região de Limousin, é muito, mas muito fácil de fazer. Se quiser, pode usar a mesma base da receita e substituir os morangos por cerejas ou outras frutas. Coloquei morangos porque são mais comuns para nós e já começaram a chegar no mercado. Mas já fiz de mirtilos, cerejas e até manga bem docinha.

Ingredientes: 2 caixas de morangos sem os cabinhos;  300 ml de leite integral; 100 ml de creme de leite fresco; 4 ovos; 4 colheres (sopa) de açúcar (ou adoçante forno e fogão, se quiser diet); 2 colheres (sopa) de açúcar cristalizado (se for diet, não use nada); 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 pitada de sal; manteiga  para untar e 1 colher (chá) de essência de baunilha.
 

Preparo: aqueça o forno a 200°C. Unte uma travessa rasa, com 2,5 litros de capacidade, ou várias travessinhas (mas elas têm de ser rasas para os morangos aparecerem). Separe as claras das gemas dos ovos e peneire as gemas. Depois, junte-as novamente e acrescente o sal, o açúcar e a baunilha. Misture tudo. Adicione a farinha e, em seguida, o leite e o creme de leite. Coloque a preparação na travessa ou travessinhas (como eu fiz). Disponha os morangos inteiros, já lavados e sem os cabinhos, por ela toda. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos ou até estar firme. Polvilhe com açúcar cristalizado quando tirar do forno. Sirva morno ou gelado.

Rendimento: 6 porções.

Tudo sobre: