EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Clássicos que receberam o raio gourmetizador

Expressão famosa nas redes é democrática atingindo uma lista grande de receitas

Com a enorme profusão de programas de TV sobre culinária e o interesse crescente pelo assunto, diversos pratos clássicos passaram pelo ‘raio gourmetizador’. Veja o exemplo das famosas paletas mexicanas, que inundaram o mercado de picolés há dois anos e inflacionaram o produto. 

Nem mesmo os muitos memes na Internet sobre os valores mais altos intimidaram a gourmetização exagerada, que continua firme e forte. 

É inegável que há um lado bom disso como o uso de produtos de qualidade, maior cuidado e padrão nos preparos e o uso de ingredientes nacionais para valorizar receitas. Confira uma lista com clássicos da culinária que receberam o tal raio.

Coxinha

Foto: Divulgação

O nome coxinha deveria ser auto-explicativo, ou seja, vem do frango. O salgado inventado para agradar o filho da princesa Isabel, que só gostava de coxas, fez sucesso e ganhou o Brasil. Porém, hoje é possível achar coxinha até de churros, de brigadeiro, de carne seca e de uma infinidade de sabores. 

Brigadeiro

Foto: Divulgação

Receita da doceria brasileira, já foi uma simples bolinha feita com leite condensado, chocolate e manteiga. Hoje, pode ser feito com chocolates importados, em versões lights, diets e sem lactose e também em uma infinidade de sabores, com ou sem recheio.

Hambúrguer

Foto:Vanessa Rodrigues/AT

Outro prato que tem uma versão nacional com muito mais complementos que os tradicionais é o hambúrguer. Agora é possível encontrá-lo não só em lanchonetes de rua tipo X-Tudo ou em redes de fast-foods, mas também em hamburguerias requintadas. Cada vez mais diferentões, eles recebem carnes nobres, veganas e vêm em pães artesanais e com queijos e saladas incrementados.

Cachorro-quente

Foto: Divulgação

Rei das barraquinhas de rua pós-balada, o pão com salsicha sempre teve uma versão mais incrementada quando se trata dos brasileiros. Agora, essas receitas com novos ingredientes são vendidas em casas especializadas na receita, com mais opções de complementos, vegetarianas e, claro, com uma variedade bem maior de ingredientes. A vantagem: é possível encontrar versões de salsichas artesanais sem os corantes e conservantes químicos de costume. 

Pizza

Foto: Divulgação

Não há especialidade em que o brasileiro invente mais do que as pizzas. As coberturas inusitadas não param de ser criadas. Agora, elas ganharam mais requinte com massas de fermentação natural, farinha italiana e sabores como trufas, queijo de cabra ou presuntos nobres. Mas, claro, há as invencionices que não fazem sentido como a borda de coxinha.

Sorvete

Foto: Divulgação

Não foram só as paletas que afetaram esse universo. Os sorvetes, que sempre fizeram parte de sobremesas como a banana split ou o petit gateau, estão cada vez mais caprichados. Os milk shakes passaram a ser super enfeitados, com sabores e apresentações mais elaboradas. Há ainda o sorvete feito na pedra gelada e outros batidos até mesmo com bebida alcoolica. Não há limites para a criatividade, ainda mais agora no verão.
 

 

Tudo sobre: