Chocotone para fazer em casa, com muito chocolate

Massa leve e muito sabor de chocolate no pão do Natal

Aprenda a fazer um chocotone delicioso, de massa saborosa, em casa. Assim, você pode colocar o chocolate que gostar mais e em grandes quantidades. Eu fiz com chocolate meio-amargo, mas se preferir o ao leite ou o 70% cacau é só trocar.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

CHOCOTONE

Ingredientes levedo: 1 colher (chá) de açúcar; 5 tabletes de fermento biológico (60g); 1 xícara (chá) de água morna e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Massa: 4 ovos inteiros; 12 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de manteiga; 1/2 litro de leite; 1 kg de farinha de trigo; 500g de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate picadinho) ; raspas de casca de 1 laranja (sem a parte branca) e 1 gema para pincelar.


Preparo: primeiramente, prepare o levedo. Em um refratário, misture o açúcar, o fermento e a farinha de trigo. Junte aos poucos a água morna. Mexa bem até que vire um creme, cubra e deixe descansando até dobrar de volume. Para fazer a massa, misture a farinha de trigo (reservando um pouco), açúcar, sal, manteiga, raspas de laranja  e os ovos levemente batidos – ao adicionar cada um dos ingredientes, mexa bem. Junte o levedo, o leite e misture com as mãos. Depois, leve à batedeira com gancho e bata por cerca de 5 a 10 minutos ou até ficar bem lisa. Se não tiver batedeira, sove a massa em uma superfície lisa e enfarinhada. Quando ficar lisa e macia, cubra com pano ou plástico e deixe descansar por 2 horas. Depois desse tempo, passe manteiga em uma superfície lisa e abra a massa com as mãos.

Coloque as gotas de chocolate e vá misturando à massa até ficar bem homogênea. Divida a massa em duas e ponha em formas de papel para panetone de meio quilo. Cubra de novo e deixe crescer mais 1 hora. Em seguida, pincele gema. Coloque as formas de papel numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até estar bem dourado.

Deixe esfriar e ponha os chocotones em saquinhos plásticos para ficarem macios.

Rendimento: 2 chocotones de 500g.

Dica: em vez de chocolate, você pode usar frutas cristalizadas, passas, frutas secas, goiabada em cubinhos, banana-passa picadinha, nozes etc.

Tudo sobre: