Chocolate e frutas: Aprenda a fazer a musse perfeita

Aerada, cremosa, leve, a musse pode ser de vários tipos e sabores; confira as receitas

Nem sempre é fácil obter aquela musse cremosa e leve. Mas há dicas que podem facilitar um bom resultado final. A musse, ou mousse em francês, é uma das minhas sobremesas favoritas, porque é geladinha, doce na medida certa e bem levinha, aerada e cremosa ao mesmo tempo. Além de poder ser de frutas ou de chocolate. 

A receita nasceu na França, no século 20, e tem base de claras de ovos batidas em ponto de neve, misturadas com outros ingredientes que lhe conferem sabor e cor. Trata-se de um doce cujo preparo sempre passa pelo batimento. Seu nome é praticamente um sinônimo de “espuma”, só que muito mais cremosa e encorpada.

A clara em neve, portanto é imprescindível. As gemas também fazem uma boa musse de chocolate. A gelatina nem sempre é usada, mas ela dá mais estrutura. Porém, o exagero deixa a sobremesa pesada. 

As musses podem ser salgadas também. É possível fazer uma musse de salmão, de queijo, de azeitonas, de pesto etc. Fica uma delícia como uma entrada de verão.

Você deve estar se perguntando, se as claras em neve são a alma da musse, e aquelas sobremesas de fruta, tão populares aqui no Brasil, feitas à base de suco, leite condensado e creme de leite? Não são musses? São, sim, apesar de não terem a leveza de uma musse tradicional. Mas se quiser adicionar essa leveza é só acrescentar as claras bem batidinhas. 
Veja as receitas e um quadro com dicas.

Para a mousse chocolate:
- Ovos mais antigos batem claras em neve mais firmes. Deixe-os na geladeira.
- Incorpore açúcar refinado fino às claras. 
- As gemas devem ser batidas com o açúcar até ficar um creme bem fofo, claro e consistente.
- O chocolate, depois de derretido, deve ser adicionado ao creme das gemas aos poucos e rapidamente. Isto para evitar que o chocolate solidifique.
- As claras devem ficar bem envolvidas à mistura.

Para outras mousses:
- Se a receita indicar folhas de gelatina, estas devem ser sempre preparadas de acordo com as instruções da marca e bem dissolvidas. Meça bem, não exagere na dose.
- Se a receita incorporar creme de leite devemos usar os que são próprios para bater em ponto de chantili, ou seja, creme de leite fresco e gelado.

RECEITAS

Musse de chocolate com pistache
Ingredientes:
200g de chocolate meio-amargo picadinho; 100 g de manteiga; 4 ovos; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de whisky (opcional). Cobertura pistache picado a gosto.
 

Preparo: separe as claras das gemas. Numa panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o café. Leve ao banho-maria, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve. Na tigela maior da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e bata bem. Acrescente o whisky e bata mais um pouco. Na tigela menor, coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora. Transfira a musse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Sirva gelada soberto com pistache picado. 

Fica aerada e deliciosa (Foto: Divulgação)

Musse de morango
Ingredientes: 170 g de chocolate branco picado; 50 ml de creme de leite fresco; 100 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantily; 2 claras batidas em neve com 1 colher (sopa) de açúcar; 250g de polpa de morango; morangos e para enfeitar. Para a calda; 100g de polpa e 1 colher de sopa cheia de açúcar.

Preparo: misture o creme de leite fresco com o chocolate picado e leve ao micro-ondas por 1 minuto ou em banho-maria até que derreta. Mexa bem para que não tenha nenhum grumo de chocolate. Misture a polpa já descongelada. Depois, junte o creme de leite batido em ponto de chantili (não precisa colocar açúcar no chantili). Misture tudo e coloque em tacinhas. Para a calda, leve ao fogo o açúcar com a polpa e deixe apurar em fogo médio, mexendo, por cinco minutos. Espere esfriar e coloque um pouco sobre a musse. Enfeite com morangos e leve à geladeira por cerca de 1 hora antes de servir.
 

Tudo sobre: