Chefs inundam a rede com lives e vídeos de receitas e alimentação em casa

Em Santos, essa onda também pegou e muitos chefs da cidade postam os vídeos nas suas redes sociais

Por: Fernanda Lopes & Com colaboração de Tatiana Lopes &  -  17/04/20  -  21:10

Você está em casa e logo pensa em comer. Mesmo quem não ia muito para a cozinha tem se arriscado a preparar pratos. Muitas vezes, falta ideia ou inspiração. Mas, chefs renomados têm ajudado nessa nova realidade. Muitas personalidades conhecidas do mundo da gastronomia passaram a dedicar mais tempo às redes sociais.


Nomes como Rita Lobo, Carole Crema, Paola Carossela e até Mássimo Botura, chef do Osteria Francescana (restaurante em Modena, Itália, eleito duas vezes o melhor do mundo) aproveitam o período de quarentena para compartilhar desde pratos do dia a dia até truques e técnicas mais elaboradas por meio de posts, stories e lives em seus perfis no Instagram e no YouTube.


Por aqui, também nossos cozinheiros, churrasqueiros e sommeliers têm dedicado seu tempo a compartilhar seus conhecimentos. Um deles é o churrasqueiro e açougueiro santista Domingos Neto, o Netão Bom Beef, que tem feito sucesso com suas lives. Em suas participações, os fãs interagem com perguntas e depois preparam as receitas ensinadas por ele, postam as fotos e o marcam nas redes sociais.


As lives durante a quarentena são feitas na cozinha de sua casa, em horários variados e de forma adaptada, e contam com as participações especiais da esposa Su (que opera de cinegrafista), da filinha Duda.


“Optei por ensinar a preparar comida do dia a dia, com carne, claro. Receitas simples para utilizar o que estiver na geladeira. Evitar sair de casa para comprar ingredientes”, conta o açougueiro. Para entreter os seguidores, Netão também disponibilizou uma aula grátis do seu workshop de churrasco on line. O link está na bio do Instagram do churrasqueiro.


Maísa Campos ensina receitas práticas e se conecta com as pessoas
Maísa Campos ensina receitas práticas e se conecta com as pessoas

Outra que tem feito sucesso nas redes sociais é a chef Maísa Campos. Advogada de formação, a chef passou por uma reviravolta em sua vida após vencer o primeiro reality gastronômico do Brasil, a 1ª edição do Cozinheiros em Ação, no canal GNT. Desde então, largou sua antiga carreira e se jogou de cabeça na gastronomia.


Para começar, abriu sua primeira pequena escola de gastronomia. As aulas, que ganharam cada vez mais adeptos, foram um portal para um bom começo. Após alguns anos, resolveu aprimorar seus estudos na França, no Le Cordon Bleu. 


Quando decidiu fechar a CASA 147, inclusive o delivery, no início da pandemia, a chef Maísa Campos sentiu que precisaria compartilhar de alguma forma a cozinha com as pessoas. Então, resolveu usar as redes sociais para compartilhar receitas, técnicas de cozinha, seus pratos prediletos e um pouco da sua realidade também.


Pelo menos uma na semana, faz lives com os seguidores, mas diariamente traz conteúdo no feeed, enche os stories de receitas. “Quis mostrar como ser criativo, como aproveitar tudo o que se tem e aproveitar para falar de técnicas de cozinha: técnicas básicas, eu digo. Aquelas que fazem toda a diferença nos preparos e que todos podem praticar em casa com instrumentos e utensílios comuns”, conta a chef.


As receitas são variadas: de pratos do dia a dia, do bom e velho PF aos pratos mais refinados. “Sei que cozinhando conseguimos transmutar sentimentos, e que este ato é, sem dúvida, uma das práticas mais terapêuticas a que temos acesso nesse momento confinados. Além da utilidade da informação no sentido prático, tive a oportunidade de me conectar com centenas de pessoas nesse momento, dos meus amigos de infância a pessoas que não conheço e que vivem em outros estados”.


Médico e chef, Eduardo Lascane tem usado as redes para compartilhar receitas e falar de vinho
Médico e chef, Eduardo Lascane tem usado as redes para compartilhar receitas e falar de vinho

Eduardo Lascane, do ELO Gastronomia, é do time dos chefs que se apaixonou pela cozinha desde novo. Durante a faculdade de medicina - profissão que ele exerce até hoje - ao invés de frequentar baladas e barzinhos com os amigos, oferecia jantares em casa, regados a boa comida e bons vinhos. 


Nas horas de lazer, Eduardo gosta de tomar um bom vinho e provar pratos novos, mas normalmente prefere fazer novos experimentos em casa. Também gosta de conhecer restaurantes novos em Santos e em São Paulo e mesmo durante as viagens ao exterior procura conhecer os melhores restaurantes e vinícolas para se aperfeiçoar no assunto. 


Durante a pandemia, o chef precisou fechar o restaurante por duas semanas (deu férias coletivas a equipe), mas já reabriu a casa, com a missão agora de implantar o sistema de delivery. Nesse período, passou a postar mais conteúdos nas redes sociais e foi convidado para uma live conjunta no Instragram da Reserva 85, com conteúdo sobre vinhos, e ensinou a preparar duas receitas de bacalhau para a Páscoa e participou de um bate papo com a jornalista Paula Daidone sobre gastronomia e o mundo dos vinhos.

“Era uma coisa que sempre quis fazer, estar presente com mais frequência nas redes sociais, e aproveitei a quarentena para amadurecer a ideia e colocar em prática”, conta o chef.


Paula Daidone convida chefs para lives sobre harmonização de vinhos e comida
Paula Daidone convida chefs para lives sobre harmonização de vinhos e comida

Já Paula, que dá cursos sobre vinhos e escreve sobre o assunto, também aproveitou o isolamento social para fazer várias lives. Começou sozinha, com o tema: “Como escolher um vinho que você gosta”. Ela chamou o pessoal que participaria de um evento presencial que aconteceria em um shopping em Santos, mas foi cancelado revido a pandemia, e começou a conversar sobre o tema e falar de harmonização. 


O bate papo sobre vinho deu tão certo que ela resolveu a marcar lives com pessoas da área da gastronomia e do mundo dos vinhos, para trazer mais conteúdo. Nas últimas semanas, já teve participações da Alessandra Fracaro, dona de uma loja de vinhos em São Paulo; da Luciana Salton, de uma especialista em charuto e de outra em cerimônias de casamento, e também com Netão, sobre como harmonizar carne com vinho, e com o chef Eduardo Lascane, sobre bacalhau com vinho. 


“A ideia era fazer com que esse período fosse um pouco mais leve. Eu comecei a reparar aqui nos grupos que eu fazia parte do WhatsApp só estavam falando da doença e de notícia ruim. Então eu quis tentar fazer alguma coisa para deixar esse momento, pelo menos uma horinha do dia, mais leve e mais tranquilo. Para as pessoas poderem se distrair e aí eu percebi que logo que a live acaba, as duas horas seguintes muita gente entra em contato comigo para continuar falando do assunto. Foi o jeito que eu encontrei de tentar ajudar as pessoas a criar uma nova uma nova paixão”.


Desafio de chefs


Um grupo de chefs tem se desafiado no Instagram a postarem vídeos de receitas. Hélio Marques, do Carolles; Bruno Justo, do Yolo; Felipe Schimdt, do El Balconcito; Felipe Prieto, do Seven Kings; Lucas de Domenico, da  Di Santo Pastas e Parmegiana estão entre eles. É só ir no Instagram deles e conferir preparos variados como dicas de hambúrguer , receitas de massas, alimentação saudável e até sobremesas. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter