EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Chá vermelho acelera metabolismo

Bebida é extraída da planta Camellia sinensis, a mesma de onde se faz o chá verde e o branco, famosos por turbinarem o emagrecimento

Um dos chás mais populares na China, o chá vermelho, conhecido como Puh-erh, a bebida é extraída da planta Camellia sinensis, a mesma de onde se faz o chá verde e o branco, famosos por turbinarem o emagrecimento. Com o vermelho não é diferente.

Além de ajudar a emagrecer, ele acelera o metabolismo, o que contribui para a queima de gorduras. Sua cor é resultante do processo de fermentação, que potencializa também seus efeitos.

Segundo Angélica Croccia, coaching de emagrecimento e nutricionista da Dieta Vitória, ele também ajuda a controlar os níveis de colesterol no organismo, melhora problemas circulatórios, pelo seu efeito diurético, e ajuda a controlar a formação de gases, a acidez estomacal e problemas de digestão.

“Ele é fermentado e tem um sabor bem agradável”, destaca Angélica. Ela explica que as propriedades digestivas do chá vermelho ajudam a limpar o paladar e melhoram a digestão dos alimentos gordurosos, facilitando esse processo.

Mas há contra indicação: não deve ser usado por quem tem transtorno de ansiedade ou problemas de hipertensão, porque possui muita cafeína em sua composição. Mesmo para quem não tem restrições, é recomendado beber de 2 a 3 xícaras, no máximo, por dia, alerta a nutricionista.

Outro ponto importante: “Não podemos atribuir ao chá a função de emagrecer. É preciso unir esse consumo com uma dieta equilibrada e atividades físicas”.

Curiosidades

Pu-erh é um dos mais antigos tipos de chá, com mais de 1700 anos.
Suas características o fizeram ser o preferido dos nobres da dinastia Qing (1644-1911).

O modo de fabricação é o mesmo do chá verde.
Até o ponto em que é encaminhado para a fermentação, acompanhada de envelhecimento.

Prensados em blocos ou esferas, alguns ficam guardados mais de 10 anos.

Os mais raros e caros os que são vendidos com 30 anos de maturação.
Com o desenvolvimento de micróbios ativos, este chá também é conhecido como o “chá vivo”.

Seu consumo regular reduz a gordura abdominal, ao mesmo tempo em que revitaliza o organismo.

Como fazer

Geralmente, o chá vem bem prensado, então é preciso soltar as folhas
Para cada 200 ml de água quente use 1 colher (sopa) de folhas
Coloque as folhas numa xícara e cubra com água quente. Espere de 5 a 10 segundos.

Descarte essa primeira infusão. Coloque novamente água quente e deixe de 1 a 3 minutos dependendo da intensidade que desejar.

Tome quente.

Tudo sobre: