Campos do Jordão tem circuito cervejeiro

Festival Cervejas & Sabores acontece até 8 de novembro na cidade da Serra da Mantiqueira

Campos do Jordão tem atraído muitos turistas nesse retorno gradual das atividades hoteleiras e de restaurantes. Segundo o presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira, Luis Fernando Peretti, a boa localização da cidade tem sido fundamental.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

“Desde setembro o fluxo de visitantes está sendo muito bom tanto fins de semana como dias úteis, quando as diárias dos hotéis são mais acessíveis. Os 29 restaurantes associados da Cozinha da Mantiqueira estão cumprindo rígidas medidas preventivas e criamos um selo de ‘Restaurante Responsável’, que está fixado já na entrada dos estabelecimentos”, explica. 

Festivais gastronômicos
Em face dessa demanda, a Associação decidiu manter o seu calendário de eventos gastronômicos e agilizou a realização do Festival Cervejas & Sabores, que acontece até 8 de novembro. Na ação, as principais atrações nos restaurantes e bares são os petiscos e pratos criados para serem harmonizados com cervejas artesanais produzidas da região.

A visitação às microcervejarias artesanais também é programação imperdível em Campos do Jordão durante o festival e a qualquer tempo. Os que elas têm em comum?

A água cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas, resultando em produtos de excelência. 

- Microcervejaria Caras de Malte – Em busca da melhor cerveja do Universo, os malteanos como assim são chamados os sócios da Micro Cervejaria, desenvolveram cervejas que agradam os mais exigentes apreciadores da bebida. A produção tem a supervisão do sommelier de cervejas jordanense Mauricio da Silva Lourenço, que conduz a visitação na produção das cervejas: Antimatéria (Munich Helles), Supernova (American IPA); Buraco Negro (Brown Porter); Radioativa (Vienna Lager); Asteróide (Belgian Dark); Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate; Nebulosa (Witbier); Djalminha (Índia Pale Lager) e Double IPA (Blazar).

- Micro Cervejaria Vemaguet67 - O temático Bar Vemaguet67 foi fundado em 2014 e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67. A decoração com objetos de época até a roupa dos atendentes tornou o local um ponto de encontro descontraído e divertido. Neste ano de 2020 o bar recebeu a inovação de uma Micro Cervejaria integrada a um Brew Pub, que conta com um espaço bem mais amplo, com capacidade para 250 pessoas sentadas, localizado no centro do bairro de Capivari. Os clientes podem acompanhar a produção das cervejas artesanais que receberam como logotipo uma bomba de gasolina e nomes retrôs inspirados nos anos 50, década da fabricação no primeiro carro Vemaguet. As cervejas artesanais podem ser apreciadas também numa roda de degustação. São elas: Marcha Lenta Pilsen; Turbinada – IPA; Fumacê – Weiss; Reboque – Bock;- Furiosa – Red.

- Cervejaria Campos do Jordão – acaba de ser inaugurado o projeto Parque da Cerveja, localizado numa área belíssima, nas montanhas mais altas da Mantiqueira, onde foi instalada a fábrica da Cerveja Artesanal Campos do Jordão. É possível andar livremente para conhecer a fábrica ou se preferir fazer uma visita técnica agendada com o sommelier.
Além da fábrica o espaço reúne Play Pub – com bar e jogos de diversão - o Restaurante Alto da Brasa que oferece harmonização perfeita de grelhados criativos com as cervejas e ainda é possível passear no Biergarten, conhecer o Jardim de Lúpulo, as fontes de água na mata com belas trilhas, fazer um Beernic, piquenique em cima de uma mesa de madeira no gramado, com direito a toalha quadriculada, cesta de comidinhas e cerveja gelada ... e não para por ai, o projeto prevê diferenciadas atividades, pousada temática e Spa de cerveja.

PRATOS DO FESTIVAL 
. Caras de Malte –
chef Wellington (Campos do Jordão)
Prato: Joelho de Porco Estelar - harmonizado com cerveja American IPA Caras de Malte.
A cerveja recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.
. Dona Chica- chef Anderson Oliveira – dentro do Horto Florestal-Campos do Jordão.
Prato: Truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Com alta drincabilidade, ela é a versão americana da cerveja de trigo.

. Bar Vemaguet67 – Sugestão de menu degustação:
- Mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock- com cerveja Weiss.
- Panceta de rolo com geléia de pimenta – com cerveja Pilsen.
- Lascas de joelho de porco – com cerveja Red Ale
- Picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete – com cerveja IPA.
- Bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock –com cerveja Bock.
.

Tudo sobre: