Bolo gelado de leite ninho, para adoçar as festas de fim de ano

A receita é do chef Daniel Stucchi e a cerâmica, temática de Natal, do Ateliê Morro do Bambu


Ingredientes massa: 10 ovos; 1 e 3/4 xícaras (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ; 480ml de leite quente; 1/2 xícara (chá) de leite ninho; 1 colher (café) de sal; 2 colheres ( sopa) de fermento em pó e gotas de baunilha.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Calda: 1 lata de leite condensado; 2 xícaras de leite.

Recheio: 300g de manteiga sem sal; 2 latas de leite condensado ; 1 lata de creme de leite sem soro e 3 xícaras de leite em pó.

Preparo: Massa: separe as claras das gemas. Coloque as claras na batedeira e adicione o sal. Bata a clara em neve firme. Passe as gemas por peneira para retirar a película da gema.Acrescente aos poucos as gemas e o açúcar nas claras batendo bem a cada adição (deve ficar uma mistura bem aerada, fofa e leve). Enquanto termina essa operação, coloque o leite numa vasilha, dissolva o leite em pó nele e deixe ficar morno e acrescente a baunilha. Tire a vasilha da batedeira. Vá adicionando o leite e a farinha aos poucos, alternando líquido e seco, levemente, sem perder a leveza . Por fim, acrescente o fermento em pó. Coloque em uma forma  grande (pode ser retangular ou redonda) untada com manteiga e polvilhada com farinha e forno preaquecido a 180 graus. A massa tem que ocupar cerca de 3/4 da altura da forma. Coloque o bolo no forno por aproximadamente 35 minutos ou até estar assado.

Calda: misture tudo e reserve.

Recheio: coloque a manteiga em temperatura ambiente na batedeira , acrescente o leite condensado e bata bem. Em seguida acrescente o creme de leite e o leite em pó e bata até ficar cremoso. Leve ao freezer por 30 minutos.

Montagem: com o bolo frio, retire da forma e com uma faca de serra grande corte o ao meio longitudinamente, dividindo-o em dois discos de massa. Leve uma parte de volta à assadeira e distribua a metade da calda umedecendo uniformemente. Recheie com a metade do recheio espalhando bem. Coloque o outro disco do bolo, fure com um garfo levemente e distribua a calda. Em seguida cubra com o restante do recheio e para finalizar com uma peneirinha fina polvilhe com leite em pó, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir. Se quiser, pode cortar em pedaços e embrulhar em papel aluminio ou ainda fazer em moldes individuais, como na foto. 

Dica: acompanhe com morangos cortados e geleia de morangos ou frutas vermelhas.

Tudo sobre: