Bolo embrulhado de coco com recheio de creme, o que era bom ficou perfeito

Com creme de confeiteiro de recheio, o bolo fica ainda mais úmido e cheio de sabor

Há receitas que nunca saem de moda e sempre que preparamos nos trazem boas lembranças. O bolo embrulhado não faltava nas festinhas dos anos 1970 e 1980. Nessa versão, coloquei recheio de creme de confeiteiro. O que era bom, ficou melhor. Um bolo que pode ser feito com antecedência e não tem quem não goste. São sobremesas retrôs, que nos levam a uma deliciosa viagem no tempo.

Ingredientes massa: 4 ovos; 4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga sem sal, em temperatura ambiente; 2 xícaras (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó e 1 colher (sopa) rasa de essência de baunilha.

Recheio: 250 ml de leite; 250 ml de leite de coco; 1/2 xícara de farinha de trigo; 5 gemas; 1 xícara de açúcar e 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Cobertura: 200 ml de leite de coco; 1 colher (sopa) de açúcar e 300g de coco ralado.

Preparo massa: bata a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos, um a um, batendo. Junte, alternadamente, o leite e a farinha. Bata até misturar. Por último, misture o fermento e a baunilha. Coloque a massa em uma forma retangular média untada e enfarinhada (a massa deve completar 2/3 da altura da forma). Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até o bolo estar assado e, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo.

Recheio: esquente o leite e o leite de coco com metade do açúcar. Misture as gemas com um batedor e junte a farinha e o restante do açúcar. Coloque uma parte da mistura de leite nas gemas e mexa bem para que as gemas não cozinhem. Junte o restante do leite e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar bem. Ponha filme plástico sobre o creme (grudado nele para não formar aquela nata). Deixe esfriar para rechear.

Montagem: depois de morno, desenforme o bolo e corte ao meio de comprido, obtendo duas partes. Coloque o recheio sobre uma parte. Cubra com a outra. Corte o bolo em quadrados (de cerca de 5 cm). Passe na mistura de leite de coco com açúcar e, depois, pelo coco ralado. Embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira. Fica ótimo de um dia para o outro.

Tudo sobre: