Bolo de cenoura infalível e com muita calda de chocolate

Ele é um clássico que todos amam

Bolo de cenoura lembra minha adolescência. Minhas irmãs faziam pelo menos uma vez por semana. Elas eram craques nessa receita. A calda de chocolate é a finalização perfeita. 

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Ingredientes: 3 ovos; 3 cenouras médias raladas; 1 xícara (chá) de óleo de milho ou canola; 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Calda: 1 e 1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó; 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de leite; 3 colheres (sopa) de manteiga.

Preparo: preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma média de furo no meio com manteiga e farinha de trigo e reserve. Bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o óleo, a primeira parte de açúcar (2 xícaras).

Quando estiver bem misturado, coloque a farinha de trigo e o fermento em pó e bata mais um pouco. Quando a massa estiver homogênea, despeje-a na forma untada e leve ao forno preaquecido. Asse por 30 minutos ou até o palito sair limpo ao espetar o centro do bolo.

Enquanto o bolo assa, faça a calda de chocolate.

Em uma panela pequena, no fogo médio (200°C), misture o chocolate em pó, a segunda parte de açúcar (1 xícara), o leite e a manteiga.

Deixe no fogo somente até tudo se misturar e derreter. Quando o bolo ficar pronto, espere amornar, desenforme em um prato grande e faça furinhos com um garfo. Despeje a calda. 

Dica: se preferir, use uma forma redonda ou retangular. A massa tem que ocupar 2/3 da forma. 

Tudo sobre: