Bolo de baunilha e morangos, receita para surpreender

Morangos estão em plena época, então é hora de colocar a fruta nas receitas

Esse bolo tem massa básica de baunilha, mas acrescentando morando à massa damos um toque delicioso da fruta, que está na época. Para completa, creme de confeiteiro, que é um clássico das sobremesas. Coloque uma generosa colherada de creme na hora de servir e pronto, tem-se um bolo ainda mais gostoso.

Ingredientes creme: 500 ml de leite; 1 xícara de açúcar; 5 gemas; 3 colheres (sopa) de amido de
milho; 2 colheres (chá) de extrato de baunilha.

Ingredientes para massa: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 200g de manteiga em temperatura ambiente; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 ovos; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (café) de essência de baunilha; 20 morangos cortados pela metade; manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma.

Preparo da massa: passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que fique cremoso e amarelo-claro. Junte os ovos, um a um, batendo
bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes secos peneirados aos poucos, alternando com o leite.

A cada adição, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira, adicione os morangos, misture com uma espátula e transfira para uma forma redonda com 24 cm de diâmetro. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos.

Espete um palito no bolo para verificar o ponto.  Se sair sujo , asse mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe amornar. Desenforme em um prato grande.

Creme de confeiteiro: leve o leite para esquentar. Enquanto isso, misture bem as gemas com o açúcar e o amido. Quando o leite estiver quente (mas antes de ferver), coloque uma concha dele nas gemas e misture bem. Junte tudo e volte ao fogo mexendo por cerca de 1 minuto para engrossar. Coloque em um prato ou travessa de vidro e cubra com filme plástico aderido ao creme (isso evita que se forme uma película). Espere esfriar e sirva com o bolo.

Tudo sobre: