EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

12 de Julho de 2020

Bolinhos de carne com catupiri, para variar o cardápio do dia a dia

Essa receita com carne moída é fácil, suculenta e foge do trivial

A gente precisa estar sempre criando na cozinha, principalmente nesses tempos de distanciamento social em que ficamos mais em casa. Uma ideia para variar o preparo da carne moída são esses bolinhos ou muffins de carne com caturpiri, que são bem suculentos e temperadinhos. Além de fáceis de fazer e rápidos de assar. Sem fritura, nem muita sujeira. Se preferir, dá para preparar em uma forma maior e não em porções individuais.

Bolinhos de carne com catupiri

Ingredientes: 500g de carne moída (usei patinho moído duas vezes); 1 cebola ralada; 1 dente de alho ralado; 1 colher (chá) de sal; pimenta moída a gosto (opcional); 2 colheres (sopa) de shoyu; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 fatia de pão de forma; 1/3 de xícara de leite; 1 ovo e salsinha picada a gosto.
Cobertura: catupiri o quanto baste ou requeijão mais firme e fatias de salame.

Preparo: umedeça o pão com o leite e desmanche-o. Junte todos os outros ingredientes ao pão e misture até ficar homogêneo.
Para experimentar o sal, o truque é fazer uma bolinha de carne pequena e colocar 30 segundos no micro-ondas. Experimente. Se precisar, coloque mais sal.  
Unte forminhas de muffin (ou uma forma de bolo inglês média) com azeite e coloque a misture de carne. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos se for individual e 30 minutos se a forma for maior.

Cobertura: retire, desenforme e enfeite com catupiri. Eu usei um saco de confeitar, mas pode ser usando duas colheres. 

Salame crocante: por cima coloquei uma fatia de salame crocante. Para fazer esse salame, coloque uma folha de papel absorvente em um prato, espalhe as fatias de salame e cubra com outra folha. Leve ao micro-ondas por alguns minutos. No meu micro-ondas ficou crocante em 3 minutos. Mas vá colocando aos poucos, de 1 em 1 minuto, porque cada forno tem uma potência diferente. 

Rendimento: 6 porções.

Tudo sobre: