Boa Mesa: Veja cinco dicas para fortalecer a imunidade das crianças com alimentação saudável

Alimentação variada é a principal forma de melhorar o sistema imunológico e garantir um desenvolvimento cheio de saúde

Por: Redação  -  11/06/21  -  09:49
  Castanhas, frutas, carnes magras e alimentos integrais, pouco processados, são o ideal para base da dieta
Castanhas, frutas, carnes magras e alimentos integrais, pouco processados, são o ideal para base da dieta   Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Febres, resfriados, infecções e alergias são preocupações constantes na vida dos pais de plantão. Aumentar a imunidade das crianças se torna uma prioridade, principalmente em tempos de pandemia. O sistema imunológico é o responsável por barrar vírus, bactérias, fungos e parasitas, e por isso precisa ser fortalecido para proteger o corpo dos pequenos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a engenheira de alimentos Melissa Gomide Carpi, os alimentos são os principais responsáveis pela tarefa de fortalecer a imunidade. “Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, com macro e micro nutrientes, é essencial para aumentar a imunidade. Quando apresentamos às crianças uma alimentação saudável desde a infância, temos ainda mais chances de torná-las adultos conscientes da importância de escolher alimentos ricos, variados e saudáveis nas refeições, pensando em uma imunidade fortalecida a longo prazo”.


Confira a seguir cinco dicas para aumentar a imunidade das crianças por meio da alimentação:


Vegetais verde-escuros


Rúcula, espinafre, couve e brócolis são alguns exemplos de vegetais com grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9. “São substâncias que contribuem para uma maior resistência a infecções, por meio da formação dos glóbulos brancos. Os vegetais também atuam na defesa do intestino, um dos principais agentes patogênicos em crianças”.


Castanhas


A castanha-do-pará e a castanha-de-caju são ricas em magnésio, zinco, selênio e vitamina E. “Elas atuam no funcionamento das células, neutralizam radicais livres, são antioxidantes e melhoram a imunidade, além de acelerar a cicatrização.


Contudo, as castanhas não são muito populares entre as crianças. Por isso, elas podem ser consumidas em receitas, como cookies integrais, granolas e pães saudáveis”, explica a engenheira de alimentos.


Frutas cítricas


Frutas como limão, laranja, acerola e kiwi são exemplos ricos em vitamina C, que possuem forte ação antioxidante e evitam a ação de radicais livres, que deixam o organismo mais suscetível à ação de agentes invasores.


“Frutas cítricas também auxiliam na absorção de ferro, evitando a anemia, além de serem ricas em fibras, bom pra digestão”.


Aveia


Seja em formato de farelo, flocos grandes ou flocos finos, a aveia é um ingrediente de grande importância na alimentação dos pequenos por ser completo. “É uma fonte nutritiva de vitaminas, além de conter magnésio, zinco e fibra solúvel.


Juntos, esses componentes auxiliam no bom funcionamento do organismo e do coração, cuidando da imunidade e contribuindo para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.


A aveia também pode ser encontradas em receitas de cookies, rosquinhas, bebidas vegetais orgânicas e smoothies, por exemplo.


Chia e Linhaça


Se forem consumidas separadamente, a chia tem componentes que dão energia e saciedade, auxiliando no controle de peso.


Já a linhaça, seja ela marrom ou dourada, revitaliza a saúde cardiovascular e tem ação antioxidante. Juntas, a chamada linchia reúne ômega 3, magnésio, zinco, vitamina A e vitaminas do complexo B, com uma alimentação completa para potencializar a imunidade.


Logo A Tribuna
Newsletter