Boa Mesa: Receitas para o frango de todo dia

Dá para variar essa proteína versátil, e com preço mais em conta

Por: Fernanda Lopes  -  23/07/21  -  06:28
 O frango é uma das proteínas mais populares em todo mundo
O frango é uma das proteínas mais populares em todo mundo   Foto: AdobeStock

Não há dúvidas de que o frango é uma das proteínas mais populares em todo mundo. Por ter preços mais baixos, principalmente em tempos de alta da carne bovina, às vezes, é desprestigiada. Porém, com o aumento da qualidade das aves, com maior oferta de frangos como o caipira ou orgânico, pratos com frango voltaram a menus mais elaborados.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O legítimo frango caipira deve ser criado solto e alimentado com milho e outros grãos cultivados sem herbicidas, precisa dispor de ao menos 10 metros quadrados para ciscar em terreno aberto, passar o dia no campo e, recolhido ao anoitecer, para atravessar a noite na escuridão, em ambiente livre de iluminação artificial.


Já a qualidade do frango de granja depende da aplicação de uma tecnologia altamente desenvolvida, que inclui o controle do ar, a temperatura e a luminosidade dos aviários, bem como a alimentação dos animais. Não por acaso, esse produto da agroindústria transformou o Brasil no maior exportador de carne de frango do mundo.


CLIQUE AQUI E VEJA OS TIPOS MAIS COMUNS DE FRANGO


Segundo a nutricionista Nathalia Guedes, o frango, como a maioria das carnes de aves, fornece proteínas de ótima qualidade. Essas proteínas têm um elevador teor de aminoácidos, elementos indispensáveis ao crescimento, à conservação e reparação dos tecidos, ressalta a especialista. “Porém, prefira os orgânicos ou pelo menos os livres de antibióticos e hormônios”, alerta


A carne de frango também é classificada como alimento saudável, já que é pobre em gorduras, quando consumida sem pele. “Mais vantagens nutricionais da carne branca é ser fonte de vitaminas do complexo B, principalmente, B2, B12 e B6. Útil na formação da hemoglobina, a vitamina B6 é também um estimulante muscular e um protetor da pele”, diz.


Essa proteína tem a vantagem de conter menos gordura saturada, se comparado com os bifes de carne vermelha. No entanto, a pele do frango é quatro vezes mais gorda que a própria carne. A recomendação, portanto, é consumir o frango sem pele. Evite seus miúdos que contêm mais gordura. E, se você acha a carne sem gosto, utilize sempre ervas frescas, sucos cítricos como de laranja ou limão e também bebidas como vinho ou cerveja para marinar e temperar. Gengibre, páprica e pimentas também combinam bem. Anote algumas receitas que elaborei.


Dica


Não lave o frango, porque ele cru pode conter bactérias como da salmonela, que acabam espirrando pela cozinha nessa lavagem. Se quiser, mergulhe delicadamente em uma bacia com água e suco de limão, evitando o efeito ‘splash’ pelo ambiente.


Filé à Cordon Bleu


Ingredientes: 5 filés de peito de frango; suco de meio limão; 2 dentes de alho picados; 5 fatias de presunto; 5 fatias de muçarela; 2 ovos batidos; 10 colheres de sopa de farinha de trigo; sal e pimenta a gosto; farinha de rosca para empanar e óleo para fritura


Preparo: abra os filés de frango de forma que fiquem bem finos. Tempere com o suco de limão, sal, pimenta e o alho. Deixe marinar por 30 minutos. Recheie com uma fatia de presunto e uma fatia de queijo e feche bem. Passe na farinha de trigo, em seguida, no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo em temperatura média até dourar.


Assado com laranja e alecrim


Ingredientes: 1 kg de sobrecoxas (ou coxas) de frango sem pele; 3 ramos de alecrim; 4 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 colher (sopa) de sal; suco de 3 laranjas; 1 colher (sopa) de mel. Para a batata: 1 kg de batata bolinha, sal; azeite.


Preparo: cozinhe as batatas em água com sal até que fiquem al dente. Escorra. Tire a casca e reserve. Misture todos os ingredientes do tempero e deixe o frango marinando nessa mistura, por cerca de 1 hora, na geladeira. Preaqueça o forno a 200°C, coloque o frango em um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora. Depois, retire o papel e acrescente as batatas pinceladas com azeite. Leve ao forno novamente por mais 1 hora ou até estar bem dourado.


Com creme de palmito


Ingredientes: 3 peitos de frango sem pele e sem osso cortados em filés; 5 colheres (sopa) de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 ramo de alecrim; suco de 1/2 limão. Para o creme: 1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha fervente; 3/4 xícara (chá) de leite; 1 xícara de creme de leite fresco ou de caixinha; 300g de palmito em conserva em rodelas.


Preparo: regue os filés com o suco de limão, o azeite e tempere com o alecrim picado, o sal e a pimenta. Aqueça uma grelha ou frigideira em fogo alto. Doure dois filés de cada vez por 3 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa, cubra e reserve. Molho: numa panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a farinha de trigo e mexa até dourar levemente. Acrescente o caldo de galinha, o leite e o creme de leite. Cozinhe, mexendo, até engrossar. Adicione o palmito, misture e retire do fogo. Espalhe o molho sobre os filés. Sirva quente.


Torta de frango de liquidificador


Ingredientes recheio: 8 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola picada; 3 dentes de alho picados; 1 peito de frango cozido sem pele e desfiado; 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas; 4 tomates sem pele e sem sementes picados; sal a gosto e 1 xícara (chá) de requeijão cremoso.


Massa: 1 xícara (chá) de óleo de milho ou canola; 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva; 1 e 1/2 xícara(chá) de leite; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 4 ovos; 1 colher (chá) de sal; 1/2 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado; 1 colher (sopa) de fermento em pó; manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar a forma e mais 2 colheres (sopa) de parmesão misturado a 1 colher (sopa) de farinha de rosca para polvilhar.


Preparo: em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, a azeitona, o tomate, o sal e deixe refogar por mais 10 minutos no fogo baixo. Reserve. Bata no liquidificador o óleo, o azeite, o leite e os ovos. Depois, junte a farinha de trigo, o sal e o queijo tipo parmesão até que fique homogêneo. Misture o fermento. Coloque metade da massa em uma forma untada e enfarinhada, cubra com o recheio e com colheradas do requeijão. Despeje o restante da massa. Por fim, polvilhe a farinha de rosca misturada ao parmesão. Asse em forno preaquecido (200 ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar bem.


Filé de frango com catupiry


Ingredientes: 6 filés de frango; 2 colheres (chá) de páprica picante ou doce; 1 colher (chá) de sal; azeite o quanto baste; suco de 1 limão. Molho: 1/2 cebola picada; 600 ml de leite; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 4 colheres (sopa) de parmesão; 6 colheres (sopa) de catupiry; sal, pimenta moída e noz-moscada ralada a gosto.


Preparo: tempere os filés com sal, páprica, azeite e suco de limão. Esquente bem uma frigideira e coloque os filés aos poucos (para não esfriar a panela). Doure bem dos dois lados. Reserve. Na mesma frigideira, acrescente a cebola picadinha e doure. Junte o leite com o amido dissolvido. Mexa bem para não empelotar. Deixe engrossar um pouco em fogo baixo. Adicione o parmesão e o catupiry e acerte o tempero com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque sobre os filés de frango em um refratário e ponha sobre cada um deles uma colher (sobremesa) de catupiry. Leve ao forno preaquecido a 250ºC para gratinar.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter