Boa Mesa: aprenda drinks refrescantes a base de chá

Para acompanhar a bebida, um Poke havaiano é muito bem vindo; confira o passo a passo

Por: Fernanda Lopes  -  02/01/22  -  10:23
As infusões de ervas e flores dão aroma, cor e sabor a coquetéis alcoólicos ou sem álcool. Esses drinques são perfeitos para refrescar no verão
As infusões de ervas e flores dão aroma, cor e sabor a coquetéis alcoólicos ou sem álcool. Esses drinques são perfeitos para refrescar no verão   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Para brindar 2022 em clima de renovação e de boas energias, a dica é preparar drinques refrescantes com chás. Além de sabor, eles conferem aromas e cores, dando uma nova cara a essa bebida milenar.


É possível ainda fazê-los sem álcool e deixá-los ideais para hidratar, sem perder a ousadia. Já o toque de álcool dá aquele clima de diversão que rima com o verão.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O uso dos chás em coquetéis tem ganhado destaque nos últimos anos em bares e restaurantes. Na pandemia, muitos começaram a beber em casa, usando os insumos que tinham à mão. Várias pessoas compraram o gim tônica em lata e serviram em taças com gelo e saquinhos de chá da preferência. Esses drinques são acessíveis, têm bom preço”, explica Bruno Caldeira Mendes, colunista do Domingo + e bartender.


Os chás permitem que você experimente e faça testes e combinações criando bebidas geladas inusitadas e deliciosas. É só deixar a imaginação rolar e compartilhar as ideias com os amigos e os familiares. Para te inspirar, Bruno preparou alguns drinques no bar do Restaurante Okumura, onde comanda as coqueteleiras (veja as receitas ao lado). Na casa, todas ervas utilizadas são orgânicas e cultivadas pelo proprietário, Marcio Okumura.


“Os xaropes que usamos são feitos artesanalmente, sem nenhum conservante químico ou corantes. Utilizamos shiso, cidrão, gengibre, camomila, hibisco e chá-mate, entre outros, que são preparados no máximo a cada 72 horas, para manter o frescor e a qualidade dos chás que vão nos xaropes”, explica Bruno.


Hibisco de Roselle

Ingredientes:100 ml de chá de hibisco já preparado; 50 ml de cachaça prata; 10 ml de suco de limão; 15 ml de xarope de açúcar; espuma de gengibre.

Preparo: Em uma coqueteleira com gelo, bata a cachaça, o chá de hibisco, o suco de limão e o xarope de açúcar. Coe para um copo baixo com gelo e complete com a espuma de gengibre. Finalize com uma folha de momiji, que pode ser substituída por meia-lua de laranja desidratada.


Soda de Camomila

Ingredientes: 50 ml de xarope de chá de camomila; 200 ml de água carbonatada; 1 fatia de limão; gelo a gosto.

Preparo: Em um copo longo cheio de gelo, coloque o xarope e complete com água carbonatada. Finalize com uma fatia de limão.


Meron Drink

Ingredientes: 50 ml de gim; 100g de purê de melão; 200 ml de saquê infusionado com flor de feijão-borboleta (conhecido como chá da flor da fada azul) carbonatado.

Preparo: Coloque no fundo da taça de gim o purê de melão, acrescente a dose de gim, cubra com bastante gelo e complete com o saquê carbonatado. Finalize com meia-lua de laranja e um zest de casca de limão.


Shiso Cosmopolitan

Ingredientes: 60 ml de vodca; 10 ml de cointreau; 10 ml de suco de limão; 50 ml de xarope de shiso.

Preparo: Em uma coqueteleira com gelo, bata todos os ingredientes, coe duplamente para uma taça coupe previamente gelada e flambe um twist (tira fina da casca) de laranja sobre o drinque.


Para infusionar

Para preparar as infusões, pegue as flores (comestíveis) e deixe-as no saquê ou na bebida desejada por 48 horas. Depois, coe. No Okumura, o saquê passa ainda pela carbonatação artesanal Preshh, criando uma espécie de “espumante de saquê”.


Poke, um toque havaiano para acompanhar a bebida

Sugerimos uma receita de poke para acompanhar os refrescantes drinques com chá. Nada mais a ver com o verão do que essa especialidade havaiana, que Marcio Okumura ensina a fazer. Ele conheceu o prato quando integrou o circuito mundial de surfe.


Arroz quente japonês (gohan) é sugestão de acompanhamento
Arroz quente japonês (gohan) é sugestão de acompanhamento   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O poke tradicional no Havaí é o Ahi Poke. Ahi é o yellowfin tuna (uma espécie de atum), de grande abundância nas ilhas havaianas. “Porém, aqui, como em outros países, a receita sofreu adaptações, com produtos locais sendo usados – entre eles salmão, polvo e crustáceos”, explica Marcio.


Ele lembra que o tempero principal do poke é o shoyu, pela influência japonesa. Anote e faça. É simples! O importante é a qualidade dos ingredientes.

Ingredientes

Poke: 200g de lombo de atum fresco; 1 colher de sopa de cebolinha picada; 1 colher de café de gergelim torrado para finalização; 1 colher de sopa de wakame salad.

Molho: 5 colheres de sopa de molho de soja suave; 1 colher de chá de óleo de gergelim; 1 colher de chá de suco de gengibre; 1 pitada de pimenta togarashi.


Preparo

Molho: misture todos os ingredientes e reserve na geladeira.

Poke: corte o atum em cubos e junte a cebolinha em um bowl. Adicione o molho. Monte em um prato fundo e finalize com gergelim, mais cebolinha e wakame.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter