Boa Mesa: Aprenda a fazer hambúrguer artesanal com molho de mostarda

Esqueça aquele hambúrguer pronto e congelado, cheio de aditivos químicos e de sódio

Por: Fernanda Lopes  -  23/05/21  -  10:29
  Aprenda a preparar hambúrguer artesanal com molho de mostarda
Aprenda a preparar hambúrguer artesanal com molho de mostarda   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Esqueça aquele hambúrguer pronto e congelado, cheio de aditivos químicos e de sódio. Faça em casa o seu e coloque no recheio do sanduíche o que desejar. Na sugestão abaixo, optei por um molho picante, com alho, mostarda e tabasco. Se preferir mais suave, tire a pimenta e acrescente ervas frescas picadas, por exemplo. Você pode usar a carne de sua preferência. Eu fiz um blend de fraldinha e paleta, que tem certa umidade. Preparei um hambúrguer alto, mas, se quiser mais fino, modele menos carne. O queijo derretido com um pouco de água fica bem puxa-puxa, como o de lanchonete.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ingredientes hambúrguer: 600g de carne moída (usei um blend de paleta com fraldinha na mesma proporção); 3 colheres (sopa) de água gelada; 3 colheres (sopa) de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto e um fio de azeite para fritar.


Molho de mostarda e alho: 4 colheres (sopa) de maionese light; 1 colher (sopa) de mostarda Dijon; 2 colheres (chá) de alho picadinho e 2 colheres (chá) de tabasco (opcional).


Montagem: 6 pães de hambúrguer (utilizei a versão de cenoura); manteiga o quanto baste; 400g de queijo muçarela ou cheddar; 6 minipepinos em conserva cortados em fatias; 2 tomates maduros cortados em fatias; 1/2 maço de alface lisa; azeite, sal e pimenta a gosto.


Preparo: corte os pães ao meio e passe manteiga. Leve à chapa ou frigideira quente para selar. Se preferir, leve ao forno quente desligado para aquecer. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 6 bolas (150g cada) e modele formando o hambúrguer (se gostar mais fino, divida em mais porções; se gostar mais alto, divida em três). Ponha a carne sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é deixar o hambúrguer alto. Se não for comer na hora, leve para a geladeira, pois é melhor que a carne esteja bem fria. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente. Leve ao fogo alto. Tempere com sal e pimenta moída os dois lados do hambúrguer. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o hambúrguer e tampe. Deixe dourar por 2 minutos e vire. Para um hambúrguer malpassado, deixe no total por 4 minutos. Ao ponto, são 6 minutos.


Molho: misture tudo. Queijo derretido: em uma panelinha, ponha o queijo e 1/3 de xícara de água quente. Vá mexendo com dois garfos até derreter. Pegue só o queijo e descarte a água.


Montagem: passe o molho nos pães, coloque a alface, o tomate e tempere com sal, azeite e pimenta. Ponha o hambúrguer, o queijo, o pepino e feche o pão.


Mais dicas para fazer um bom hambúrguer


Separei outros toques para você preparar um sanduíche daqueles. As dicas abaixo são do Guia do Hambúrguer. Confira:


Use carne fresca: O ingrediente fundamental para uma receita de hambúrguer é a carne de qualidade. Por isso, escolha um bom açougue e dê preferência à carne fresca. Evite as a vácuo. [/TEXTO-TOPICO]


Gordura na medida certa: A porcentagem de gordura padrão é de 20%. Se for pesá-la separadamente, opte por utilizar essa quantidade na sua mistura de carnes (blend), por exemplo. Para 1 Kg, tenha 200g de gordura e 800g de carne.


Moa a carne e a gordura: Peça para o seu açougueiro moer a carne junto com a gordura por até duas vezes. Isso resulta na textura ideal e a carne fica homogeneizada.


Pese a quantidade de carne: Com o blend pronto, é hora de porcionar. Não necessariamente você precisa realizar isso em uma balança, mas ela acaba trazendo uma precisão que faz a diferença no resultado final. É recomendável dar umas pequenas batidas no hambúrguer, jogando a carne de uma mão para a outra – isso tira uma parte do ar de dentro do blend e ele não quebra na chapa.


Modele direito: Com tudo moído e pesado, é hora de moldar. Existem algumas maneiras de fazer isso: use a palma da mão amassando a bolinha e tenha um hambúrguer mais rústico. Ou utilize um aro de fritar ovo e obtenha uma aparência profissional.


Escolha uma panela adequada: Prefira sempre uma chapa ou superfície de ferro com fundo grosso e que esteja bem quente (fogo médio para alto).


Tempere do modo correto: Procure temperar na hora de ir à grelha com sal e pimenta moída. Experimente passar um pouco de manteiga clarificada na carne antes de grelhar para criar uma crosta.


Utilize bons queijos: Ouse na escolha dos queijos e não se esqueça de abafar para derreter. Queijos com um bom derretimento e amarelos são os mais indicados.


Respeite o tempo de descanso: Deixe o hambúrguer descansar por alguns minutos fora da chapa após grelhar, garantindo mais suculência. Os mais finos não têm necessidade de descansar.


Sele e aqueça o pão: Chapeie o seu pão com um pouco de manteiga para ele não despedaçar e nem umedecer demais com os líquidos do hambúrguer. A manteiga não é obrigatória, mas ajuda o pão a ficar mais douradinho e selado.


Logo A Tribuna
Newsletter