EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

14 de Dezembro de 2019

Beaujolais Nouveau chegam quinta-feira em Santos

Cidade integra a seleta lista que degustará as garrafas fresquinhas vindas da França

O Beaujolais Nouveau está chegando a Santos, cidade que integra a seleta lista que degustará as garrafas fresquinhas vindas da França juntamente com o mundo todo, dia 21, o Beaujoulais Noveau Day!

O ponto cardeal deste vinho na cidade é o quintal da Petit Verdot Adega Gourmet, que na noite desta quinta-feira fará uma degustação dos rótulos que chegaram ao Brasil. Serão três vinhos acompanhados do prato emblemático da Borgonha o Boeuf Borguingnon.

Vale explicar que o Beajoulais Nouveau tem uma mística especial, pois é feito para ser bebido no mesmo ano em que é produzido. Mas regras são feitas para serem quebradas, não é, e na própria Petit Verdot eu experimentei um Beaujoulais Noveau da safra anterior, que estava mais interessante que o recém-feito. José Rodrigues, anfitrião na Petit Verdot, sempre ‘apronta’ dessas. 

Esse vinho, que combina com nosso verão, é feito com a uva Gamay, conhecida por sua excessiva produtividade e que sinceramente não é das minhas preferidas. Costuma ter aroma de banana e ser bem fresco. Mas em uma coisa ele é muito bom: marketing. Essa festa no mundo todo, com uma degustação global, é prova disso. O fato de ter de ser bebido rápido também ajuda.  

O vinho acaba chegando caro ao Brasil por conta do transporte, que exige rapidez, geralmente de avião, e cuidado. 

Este ano, na Petit Verdot serão rótulos de um dos mais reconhecidos produtores dessa região ao Sul da Borgonha, Joseph Drouhin (importado pela Mistral). Na loja, ainda estará à venda os rótulos de Georges Duboeufm, famoso por ser o ‘rei’ dos Beaujolais.  

Um privilégio para poucos, pois José Rodrigues me conta que já há mais de 20 reservas para a noite desta quinta, dia 21, que terá ainda música por Alice Mesquita na Rua Alexandre Herculano, 79. O valor é R$ 80 por pessoa. Reservas pelo 3221-6251.

Tudo sobre: