EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

29 de Fevereiro de 2020

Barrinha cremosa de limão; uma delícia diferente

Faça para o lanche e até para sobremesa se acompanhada de sorvete

Mais comuns nos Estados Unidos e Inglaterra onde são chamadas de lemmon bars, essas barrinhas de limão são cheias de sabor. Cítricas, têm cobertura cremosa e base crocante. E são fáceis de fazer. Nem precisam de batedeira.

Ingredientes para a base: 1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal derretida; 1/4 de xícara de açúcar refinado; 1 colher (chá) de extrato de baunilha; 1 colher (chá) de sal; 1 xícara de farinha de trigo.

Para a cobertura de limão: 1 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar refinado; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 ovos; raspas da casca de 1 limão-siciliano (ou 1 tahiti); 1/2 xícara de suco de limão-siciliano coado e açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional).

Preparo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm e forre com papel alumínio, deixando sobras para fora da forma, como se fossem alças – elas ajudam na hora de desenformar. Unte com manteiga o papel alumínio no fundo e nas laterais.

Para a massa: em uma tigela, misture a manteiga derretida fria com o açúcar, a baunilha e o sal. Junte a farinha e mexa bem – você vai obter uma massa um pouco
mole e oleosa. Passe-a para a assadeira preparada e pressione, deixando uniforme e preenchendo toda a superfície e todos os cantinhos. Asse por cerca de 20 minutos ou até a base estar levemente dourada nas bordas.

Para a cobertura: enquanto a massa está assando, misture a farinha e o açúcar numa tigela. Junte os ovos e mexa bem. Acrescente as raspas e o suco de limão. Quando a base estiver pronta, reduza o forno para 150°C. Derrame a mistura de ovos e limão sobre a massa. Rapidamente, volte ao forno e a asse por mais 25 minutos ou até firmar e não balançar no centro.

Deixe esfriar sobre uma grade e retire da forma com a ajuda das alças de papel alumínio. Corte os quadrados sobre uma tábua, com uma faca bem afiada, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

Dica: se quiser mais suave use limão galego ou siciliano.

Tudo sobre: