Anote receitas com o grão da felicidade

Grão-de-bico é rico em substância que causa sensação de bem-estar

Por: Fernanda Lopes  -  24/10/20  -  12:04
Homus é delicioso e rapidinho de fazer, pois pode usar grão-de-bico em lata
Homus é delicioso e rapidinho de fazer, pois pode usar grão-de-bico em lata   Foto: divulgação

Não bastasse o grão-de-bico ser uma leguminosa rica em fibras e ômegas 3 e 6, que são importantes para o bom funcionamento do sistema circulatório, é repleto de um aminoácido que causa bem-estar, felicidade.


Isso mesmo; pesquisas da Embrapa Hortaliças mostram que o grão-de-bico é rico em triptofano, um aminoácido, que é precursor da serotonina, o neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar no o ser humano. 


Segundo os pesquisadores, até o carboidrato do grão-de-bico é especial, porque tem um índice glicêmico baixo, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar a doença. Ele também é rico em ferro e indicado para reposição hormonal. 


Além dos benefícios à saúde o grão-de-bico é um ingrediente que pode ser utilizado em muitas preparações. Pode ser um substituto para o feijão, a fim de variarmos o cardápio semanal e ainda utilizado como acompanhamento de peixes como o bacalhau. A cozinha árabe é uma das que mais aproveita a leguminosa. 


Aqui, ensinamos duas receitas árabes, que incluem essa joia que é originária de regiões que hoje correspondem à área que abrange da Turquia ao Iraque. 
Uma de homus, que simplesmente é uma pasta de grão-de-bico e outra de faláfel, um bolinho que fica ótimo também em saudúiches com pão sírio e iogurte temperado ou o homus. Também, uma dica de salada de grão-de-bico, bem refrescante.


Do Oriente Médio, onde ainda é muito consumido, e alimentou as principais civilizações da Antiguidade, ele caiu no gosto de portugueses e espanhóis. Durante as navegações, eles levaram a leguminosa à Península Ibérica e depois até a Ásia.

Como preparar o grão-de-bico
Molho

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar e escolher bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixá-los de molho em água por 12 horas, na geladeira. Esse processo hidrataa leguminosa, o que facilita o cozimento e a mesma textura em todos os grãos.


Na panela de pressão
Coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto, uma folha de louro (opcional) e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão (apitar).


Na panela comum
Depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos, coloque a folha de louro e sal e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.
No micro-ondas
O processo inicial para o molho é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.


Para retirar a casca do grão-de-bico é simples: basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele. Mas isso é opcional. 


RECEITAS


Falafel fica ótimo também em sanduíches (divulgação)
Faláfel
Ingredientes:
250g de grão-de-bico; 1 cebola grande picada; 1 dente de alho amassados; 1/2 colher de chá de coentro em pó; 1 batata média crua ralada fina; 2 colheres de chá de cominho em pó; 1 e 1/2 colher de chá de pimenta síria ou do reino; 1 colher de chá de sal; 1 colher de sopa de fermento em pó e óleo para fritar 


Preparo: lave os grãos-de-bico e deixe-os de molho de véspera, trocando a água várias vezes. Retire a pele dos grãos-de-bico e passe na máquina de moer carne ou no multiprocessador. Junte os ingredientes restantes, com exceção do óleo, e misture bem. Faça os bolinhos com as mãos. Frite em óleo quente e sirva.
Rendimento: 40 bolinhas

Homus
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim); 500 gramas de grão-de-bico cozido; alho a gosto; 1 xícara (chá) da água do cozimento do grão-de-bico; suco de 1 limão; azeite a gosto; sal a gosto e hortelã para decorar


Preparo: espere o grão-de-bico esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Dica: sirva com pão sírio. Fica muito bom acompanhando uma salada verde.


Rendimento: 4 porções

 


Logo A Tribuna
Newsletter