EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Anote receita de bolo de rum

Sabores marcantes da África do Sul

Nascido na África do Sul, o chef Marius Grewe, que comanda a cozinha da Enoteca Decanter Santos, traz sempre novos sabores em suas receitas. Para o Boa Mesa, ele ensina um bolo marcante.

Na massa, o doce tem o cítrico da laranja e a textura das nozes; na calda, o gosto do rum. É um bolo para adultos. Sirva quente com uma bola de sorvete. Fica uma sobremesa inesquecível.

Ingredientes: 250g de tâmaras picadas; 250 ml de água; 5 mg de bicarbonato de sódio; 125g de manteiga sem sal; 160g de açúcar mascavo; 2 ovos; 240g de farinha de trigo; 5 mg de sal; 5 mg de canela em pó; 5 mg de fermento em pó; 5 mg de gengibre em pó; 3 mg de noz-moscada; 100g de nozes picadas e raspas de casca de 2 laranjas.

Calda: 300g de açúcar mascavo; 25 mg de manteiga sem sal; 190 ml de água; 1 pau de canela; 1 pitada de sal e 150 ml de rum escuro.

Preparo: em uma panela, esquente a água e as tâmaras até ferver. Tire do fogo e adicione o bicarbonato. Deixe esfriar. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até ficar leve e cremoso. Acrescente os ovos um por vez até ficar homogêneo. Numa tigela separada, peneire os ingredientes secos. Junte os ingredientes secos ao creme na batedeira e as tâmaras. Adicione as nozes e as raspas de laranja sem mexer demais.

Leve a massa a uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido. Enquanto o bolo estiver assando, junte todos os ingredientes da calda, menos o rum, numa panela. Esquente até ferver, abaixe o fogo por 5 minutos. Quando o bolo sair do forno, use um palito para furar vários lugares e despeje a calda quente e o rum por cima. O bolo deve absorver toda a calda e o rum. Deixar esfriar um pouco e sirva com bola de sorvete.

Tudo sobre: