Anote a receita da coxinha mais famosa de Santos

A receita original de coxinha foi inventada para agradar o filho da princesa Isabel, que só gostava de coxas de frango

No livro "História, Lendas e Curiosidades da Gastronomia (ed. Senac), a autora Roberta Malta Saldanha conta que o filho da princesa Isabel e do Conde d'Eu, criado na fazenda - isolado da corte , adorava coxas de galinha ou de frango.

Segundo o livro, certo dia, ao perceber que não havia coxas de frango o suficiente para o almoço, a cozinheira da fazenda, já prevendo a histeria do príncipe por falta da sua comida predileta, teria desfiado outras partes da ave e moldado em uma massa à base de farinha e batata.

O garoto teria gostado tanto do prato que a notícia se espalhou e a imperatriz Tereza Cristina quis experimentar o famoso quitute, que acabou conquistando todo o Brasil.

O Boa Mesa desvendou a receita da coxinha mais famosa de Santos, a que é preparada há quase 40 anos por Bernardete, na Bomboniere Boqueirão.  Ela e as irmãs, Audett e Florinda, estão à frente da loja há quase quatro  décadas e têm várias receitas de sucesso. .

Sequinhas e macias, o segredo, é a batata usada na massa, que deve ser bem sovada. Tem de trabalhar a massa para ficar macia e levinha. O recheio é feito como em casa. Frango desfiado na mão e com temperos caseiros.  Se você quiser fazer em casa, elanos contou a receita em detalhes.

Coxinha, Bomboniere Boqueirão e Dona Flor

Ingredientes massa: 1kg de farinha de trigo; 4 batatas médias cozida e espremidas; 1 tablete de caldo de galinha; 1 litro de água; 150g margarina; sal a gosto.

Recheio: 1 peito de frango cozido e desfiado; 1 cebola picada; azeite; 1 tomate sem sementes picado; sal e salsinha a gosto.

Para empanar: 5 claras de ovos e farinha de rosca.

Preparo massa: em uma panela coloque a água, o caldo de galinha, a margarina e o sal a gosto, deixe ferver, acrescente as batatas cozidas e espremidas e adicione a farinha de trigo aos poucos, mexa até desgrudar do fundo da panela. Depois, coloque a massa em uma superfície lisa e seca cubra com filme plástico para não ressecar. Deixe amornar e sove um pouco até ficar bem macia. Depois, pegue porções da massa coloque o recheio e modele as coxinhas, passe na clara de ovo e depois na farinha de rosca e frite em óleo quente e abundante até dourar. 

Recheio: cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. em uma panela coloque um pouco de azeite, a cebola picada e deixe dourar um pouco, em seguida coloque o tomate e refogue. coloque o peito de frango e refogue mais um pouco, por ultimo coloque a salsinha e o sal. 

Tudo sobre: