Abacate vira estrela do café da manhã

Ele tem textura de manteiga, é muito saudável e está presente em muitas receitas

Foi-se o tempo em que o abacate era comido somente a colheradas com açúcar e gotinhas de limão ou no máximo batido com leite como um creme docinho de sobremesa. Agora, a fruta é estrela de muitas receitas, principalmente quando o assunto é café da manhã ou brunch. Afinal, ele fica perfeito com pão. O sabor delicioso e a consistência cremosa, quase como uma manteiga, explicam parte desse sucesso. Entretanto, o fato de o abacate ter saído da lista de vilões da dieta direto para o topo dos queridinhos saudáveis, fez ele ter o brilho que merece. 

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Segundo a nutricionista Nicolle Linhares Albanezi, as gorduras do abacate ganharam boa visibilidade com as dietas de baixo carboidrato e a expansão de dietas vegetarianas ou veganas. “A fruta é um poderoso aliado contra doenças cardiovasculares, anti-inflamatório, reduzindo o colesterol e triglicérides. Antioxidante, diminui a ação de radicais livres que, em excesso, deixa a gente doente e previne câncer”.

A nutricionista ressalta a importância de incluir a fruta de maneira equilibrada na rotina alimentar. “Fortalece o sistema imunológico, tem baixa frutose (açúcar), contém fibras, proteínas e potássio”.

O abacate, conhecido por combater o envelhecimento, pode ser consumido em qualquer idade. O sabor neutro e a consistência macia, que permite que a fruta transite em receitas salgadas e doces, também a indicam na alimentação infantil. “O abacate é versátil. Combina bem em várias preparações e, se agradar ao paladar, pode ser consumido quando achar melhor”.

Mas a nutricionista faz um alerta: “Todos podem e devem consumir, tem que se atentar apenas em não fazer combinações calóricas demais. Embora seja uma fruta rica em nutrientes, não é uma refeição completa”. Para isso, Nicolle indica complementar a fruta com uma proteína, seja de origem animal (carne, ovos, laticínios) ou vegetal (leguminosas, tofu, soja, quinoa, entre outros). O abacate chegou ao Brasil no século 16, pelo intercâmbios alimentares promovidos pelos europeus, trazido da América Central.
 
Confira receitas deliciosas do brunch da Revo Manufactory e do Georgia Café (chef Fernando Magri)

Avocado Toast (foto: Alexsander Ferraz/AT)

Receita avocado toast, Revo

Ingredientes: 1 fatia de sourdough (algum pão com estrutura); 1 avocado maduro (macio); 3 ovos frescos  orgânicos; 50g de falso sourcream; Cebolinha pra finalizar; sal e pimenta. 
Sourcream: 500 gramas de iogurte; 
1 limão e sal a gosto

Preparo sourcream: deixar o iogurte drenando em um pano fino e limpo 
durante umas 15h, até ganhar a consistência de uma coalhada seca, alias é o mesmo processo. Feito isso misturar o suco de
1 limão até atingir uma acidez desejada.

Montagem: toste a fatia de pão deixando o interior macio e exterior crocante, colocar o avocado em cima do pão, fatiado ou amassado, com um pouco de sal e pimenta. Por cima vai o ovo mexido cremoso e pra finalizar 2 colheradas do creme azedo com a cebolinha pra decorar. 

Dicas: para um ovo cremoso é importante bater com fouet ou garfo o ovo durante 
1 minuto em um bowl com o sal e um pouco de água ou leite. Usar uma frigideira com alguma gordura, prefiro manteiga, temperatura baixa e mexer delicadamente o tempo inteiro. O pulo do gato esta em parar o cozimento em enquanto o ovo ainda estiver “quase pronto”, levemente cru. Ele vai terminar de cozinhar com o calor residual.
 
Upgrade: coloque fatias de bacon assados com açúcar mascavo ou cogumelos assados em forno alto com shoyu e missô durante 
25 minutos.

Sweet Avo (foto: Reprodução)

Sweet Avo, Georgia Café

Ingredientes: Creme de ricota: 400g de ricota; 1 xícara de leite; sal e pimenta a gosto. Abacate: 1 abacate (se quiser pode temperar com sal e limão). Confit de tomate cereja: 300g tomate-cereja; 200 ml de azeite para cobrir os tomates, 3 dentes de alho, 1 ramo de alecrim e sal a gosto. Tempero Dukkah: 1 colher (sopa) rasa de cada um desses ingredientes: amêndoas picadas, semente de gergelim, semente de coentro, cominho e pimenta preta.

Preparo: Creme de ricota: misture tudo (pode ser no processador). Confit de tomate cereja: espalhe o tomate na frigideira, cubra com azeite, e coloque alho, alecrim e sal, deixe ferver e desligue, quanto mais descansar mais gosto o azeite terá. Tempero Dukkah: processe levemente as especiarias. Montagem: passe o creme em um pão firme, coloque fatias de abacate e o tomate confit. Salpique o tempero e sirva.

Tudo sobre: