2020, ano da ‘safra das safras’ dos vinhos no Brasil

Na Avaliação Nacional, apreciadores degustaram em casa as 16 amostras representativas deste ano e confirmaram a qualidade do que logo estará no mercado

Por: Fernanda Lopes  -  12/11/20  -  20:54
Avaliação Nacional dos Vinhos confirmou qualidade da safra 2020
Avaliação Nacional dos Vinhos confirmou qualidade da safra 2020   Foto: Divulgação

No início de março, os enólogos brasileiros já afirmavam que estavam diante da ‘Safra das Safras’ este ano. De Norte a Sul do país, eles tinham razão. A prova foi a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, que na taça mostrou que esta é a melhor safra de vinhos que o Brasil já teve e que em breve estará no mercado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Mas, para quem provou por exemplo o Gamay Noveau da Miolo, no meio do ano, já pôde ter uma mostra de que a safra está espetacular.  Foi o primeiro vinho nacional de 2020 a chegar no mercado e esgotou rapidamente, tamanha qualidade.


A Avaliação Nacional dos Vinhos, que desde 1993 sempre foi presencial, em razão da pandemia se transformou na maior ação de promoção do vinho brasileiro, chegando à casa de 700 apreciadores de vários estados brasileiros e des países vizinhos. 


Enquanto os comentaristas degustavam e falavam das 16 amostras representativas da Safra 2020, os apreciadores acompanhavam de casa degustando a mesma amostra. Isso porque a ABE teve a ousadia de montar um kit com os 16 vinhos. 
Para fazer com que as 16 garrafas com 187 ml cada chegassem à casa de cada apreciador foi montada uma mega operação. Diretores da ABE participaram de cada etapa, coletando amostras, degustando, envasando. 


Tudo para que cada participante pudesse degustar e descobrir o seu vinho, o vinho brasileiro. Afinal, a Avaliação Nacional de Vinhos é o grande momento do vinho brasileiro, é quando a diversidade e qualidade dos vinhos nacionais estão além de qualquer marca comercial. “A nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.


As 11,2 mil garrafas, sendo 16 para cada apreciador, foram envasadas e rotuladas e por 12 dias percorreram até 5,2 mil quilômetros para chegar à casa de todos que participaram deste grande momento. Foram quase 3 litros de vinho cada kit, o que permitiu que até três pessoas pudessem degustar cada amostra, chegando a mais de 2 mil pessoas. Para isso, foram mais de 2 mil litros de vinho no total, 130 litros cada amostra. 


Com transmissão ao vivo aberta e gratuita para o mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos pode ser acompanhada por milhares de apreciadores, que mesmo sem ter tido a oportunidade de adquirir o kit, porque era limitado e a venda esgotou em menos de 2 horas, abriu seu vinho brasileiro de preferência e viveu a experiência no sofá de casa.


“Nunca o Brasil, tanto vinícolas, quanto enólogos, esteve tão preparado tecnicamente, com profundo conhecimento, precisão na Viticultura e Enologia, para receber e processar uma matéria prima de tamanha qualidade. Esta safra veio para coroar todo esforço empenhado em anos de trabalho e pesquisa. Não se faz um vinho sozinho. E este ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Coube a nós, enólogos, ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho de nossas vidas. O seu vinho, o vinho brasileiro”, complementa Salvador.


A Avaliação Nacional de Vinhos já era considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Agora, neste formato digital, ela ganhou uma proporção ainda maior, chegando à casa de quem pela primeira vez teve a oportunidade de degustar as amostras mais representativas da safra. 


“A Avaliação nunca mais será a mesma. Não tivemos a emoção do presencial, mas por outro lado o vinho brasileiro foi descoberto por mais pessoas, ganhando mais espaço na mesa do consumidor brasileiro”, reforça o presidente da ABE.


Uma edição histórica
A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, ou seja, a melhor safra que o Brasil já registrou. O segundo, motivado pelo primeiro, por bater recorde no número de amostras com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. 


O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21. E por fim, certamente o mais impactante, é a mudança de formato que sai do presencial e vai para o on-line, em razão da pandemia da covid-19.


A emoção do encontro foi substituída por um espetáculo que pode ser assistido no mundo todo via Facebook, Instagram e Youtube da ABE. No local do evento, somente a presença de comentaristas convidados e equipe de organização e transmissão, seguindo um amplo e rigoroso protocolo de segurança conforme regras do Ministério da Saúde.


AS 16 AMOSTRAS ESCOLHIDAS


VINHO BASE ESPUMANTE


Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
Riesling Itálico/Chardonnay/Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
Pinot Noir – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)


BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO


Riesling – Cooperativa Vinícola Garibaldi – Garibaldi (RS)
Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aliança – Santana do Livramento (RS)


BRANCO FINO SECO AROMÁTICO


Sauvignon Blanc – Vinícola Família Lemos de Almeida - Vacaria (RS)
Moscato Giallo – Vinhos Hortência – Flores da Cunha (RS)


VINHO ROSÉ FINO SECO


Cabernet Sauvignon – Vinícola Almadén 


VINHO TINTO FINO SECO JOVEM


Merlot – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)


TINTO FINO SECO


Tannat – Casa Perini – Farroupilha (RS)
Cabernet Franc – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)
Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)
Merlot – Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves (RS)
Merlot – Vinícola Cave de Pedra - Bento Gonçalves (RS)
Tannat/Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc – Casa Venturini – Flores da Cunha (RS)
Touriga Nacional/Tempranillo/Petit Verdot/Merlot/Cabernet Sauvignon/Tannat – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)


Logo A Tribuna
Newsletter