EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

15 de Agosto de 2020

10 dicas para um bolo fofinho; truques ajudam a receita a dar sempre certo

Tem truque sim - e como! Se ninguém te contou ainda, dê uma olhada para garantir um bolo que vai ganhar muitos elogios

1. Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade. Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer. Ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa.
 

2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. Sempre peneire a farinha.
 

3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente, assim como os outros ingredientes. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.
 

4. Procure bater a massa em velocidade média e na hora de colocar os ingredientes, reduza a velocidade. Alterne os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. Misture-as delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa. 
 

5. Na hora de assar, preaqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180° C e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo final indicado pela receita.
 

6. Use a forma do tamanho indicado na receita ou se não houver indicação, a massa deve ocupar um pouco mais de 2/3 da forma. 
 

7. Unte a forma com margarina e depois polvilhe farinha de trigo. Se o bolo for de chocolate, pode polvilhar cacau em pó. Se a forma for de silicone não precisa untar.
 

8. Deixe o bolo amornar antes de desenformar, com exceção dos bolos que levam caramelo no fundo, que devem ser desenformados quentes para que o caramelo ainda esteja líquido. 
 

9. A receita do bolo deve ser seguida à risca nas quantidades e na ordem dos ingredientes.
 

10. Sempre bata bem a massa para ficar homogênea, fofa e sem granulados. 

Tudo sobre: