EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

3 de Abril de 2020

Youtubers fazem sucesso com mensagens motivacionais e conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal

Há cerca de um ano e meio, Nando Pinheiro e Daniel Zaboto passaram a viajar o Brasil fazendo palestras e treinamentos

O canal do YouTube Nando Pinheiro, com mensagens motivacionais e conteúdos voltados ao desenvolvimento pessoal, faz bastante sucesso desde a sua abertura há quatro anos. Basta ver que, hoje, já conta com 1,24 milhão de inscritos. 

E a história do canal, mantido pelos treinadores comportamentais Nando Pinheiro, de 39 anos, e Daniel Zaboto, de 41, está diretamente ligada a Santos, pois foi onde os paulistanos se conheceram, iniciaram o canal e estruturaram todos os seus negócios – devido ao reconhecimento obtido via YouTube, eles passaram a ministrar palestras e treinamentos pelo País, montaram uma produtora que cuida tanto dos vídeos do canal quanto presta serviços para terceiros e ainda preparam um livro para ser lançado em 2020.

Nando, que cresceu em Guarujá, é originalmente ator e locutor. Após morar cinco anos no Japão – onde trabalhou em uma rádio dedicada à comunidade brasileira –, ele voltou para a Baixada Santista em 2007 e, com o tempo, começou a produzir por hobby versões nacionais de vídeos motivacionais gringos. “Na sequência, fiz um vídeo sobre as pessoas nascidas antes de 1986, que explodiu e tem quase 2 milhões de visualizações. Por causa disso, preparei outro vídeo, chamado Toda Mulher Precisa de Carinho, que também bombou, e continuei postando esse tipo de material”.

Aí, em 2014, por intermédio de um amigo em comum, Nando conheceu Daniel – que, curiosamente, havia retornado do Japão, onde morou por 18 anos, deu aulas de Filosofia numa escola e foi dono de uma revista para a comunidade brasileira. Lá, ainda começou a estudar Programação Neurolinguística (PNL) e a realizar treinamentos comportamentais.

A parceria com Nando levou Daniel a firmar raízes em Santos. Ele, então, sugeriu mudar o nome do canal do sócio (de Audiofive para Nando Pinheiro) e, juntos, montaram um plano de negócios. 

Em função do crescimento no YouTube, Nando, que é quem aparece nos vídeos, também resolveu se formar em PNL. E há cerca de um ano e meio, ele e Daniel passaram a viajar o Brasil fazendo palestras e treinamentos de desenvolvimento pessoal.

Coloque em prática

Com base nas suas vivências e no conhecimento que adquiriu, a dupla dá a seguir cinco dicas para você realizar os seus sonhos e alcançar o sucesso.

Assuma a responsabilidade por seus atos, por sua vida. “Não jogue nos outros a culpa por seus fracassos, por suas decepções e não permita que controlem as suas emoções”, diz Daniel.

Faça uma melhor gestão do seu tempo. E evite empurrar as coisas com a barriga, a famosa procrastinação. “Hoje, as pessoas perdem muito tempo com coisas circunstanciais. Programe-se, faça uma pirâmide de importância do que deve fazer hoje, durante a semana, nos próximos meses, anos...”, afirma Nando.

Tenha metas bem definidas. “A maioria das pessoas não sabe o que quer, vai deixando a vida levá-las, como diz a música do Zeca Pagodinho. Imagine onde gostaria de estar daqui a cinco anos e lute por isso”, comenta Nando Pinheiro.

Cultive a espiritualidade. Nando explica que isso é diferente de buscar a religiosidade. “Tenha um momento para você mesmo, para refletir, meditar. Uma boa dica é nos momentos iniciais do dia ler por dez minutos um livro de que gosta ou ficar em silêncio escutando uma música que acalma”.

Agregue valor à vida de alguém. “Depois de se fortalecer como ser humano, procure fazer a diferença para os outros. Às vezes, com uma simples conversa, você ajuda a mudar a vida de uma pessoa”, conclui Daniel Zaboto. 

Tudo sobre: