Volta às aulas pode causar problemas nas crianças; saiba quais

A pandemia aumento os casos de doenças oculares nos pequenos

Por: Por Thaís Lyra  -  14/02/21  -  12:32
Para evitar problemas, a criança não deve ficar muito tempo em frente ao computador
Para evitar problemas, a criança não deve ficar muito tempo em frente ao computador   Foto: Foto Adobe Stock

A volta às aulas presenciais ou on-line pede mais atenção com a visão da criança. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a pandemia de coronavírus aumentou muito a miopia em pequenos de 6 anos,segundo um estudo chinês. Para o médico, isso está acontecendo pelafalta de exposição ao sol, somada ao excesso de horas usando o celular ouo computador.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“O que faz com que os músculos dos olhos responsáveispela mudança de foco para perto e para longe fiquem acomodados a focalizar só as imagens próximas”, explica. Para evitar o problema,Neto recomenda estimular as brincadeiras ao ar livre e principalmente intercalar o uso das telas com atividades em ambientes externos a cada duas horas. “Os nossos olhos se desenvolvem até os 8 anos de idade.


Nesse período, qualquer bloqueio visual, como estrabismo ou olho torto, leva a criança a usar mais o olho de melhor visão, podendo comprometero desenvolvimento do outro.


Para resolver esse problema, que é conhecido como ambliopia ou olho preguiçoso, é necessário fazer a oclusão do olhode melhor visão para estimular o outro antes do desenvolvimento completo do sistema ocular”, salienta o médico. É por isso, comenta, que o primeiro exame de vista deve ser realizado aos 3 anos. O oftalmologista lembraque o pequeno não sabe se enxerga bem. “Fique atento aos sinais e, se for necessário, procure um especialista”. Confira mais algumas orientações:


- Até os 2 anos de idade, os sinais de alerta são olhos lacrimejando,pupila muito grande, acinzentada, com reflexo ou opaca, desinteressepelos lugares e pelas pessoas;


- A partir dos 3 anos, preocupe-se com tombar a cabeça para o lado, olhos desviados para dentro ou para fora e esfregar os olhos com frequência;


- No início da fase escolar, o hábito de coçar os olhos após muito tempode TV ou videogame, dores de cabeça e nos olhos frequentes, aproximarou afastar bastante o rosto do caderno, reclamar de dificuldade para enxergar a lousa, baixo rendimento escolar e desinteresse pelos estudos.


Logo A Tribuna
Newsletter