Videoconferências viram febre contra o isolamento durante quarentena pelo coronavírus

Vários aplicativos estão disponíveis para aproximar amigos e parentes na pandemia

Por: Stevens Standke  -  05/04/20  -  16:38
Grávida de nove meses, Maria Clara teve chá de bebê virtual
Grávida de nove meses, Maria Clara teve chá de bebê virtual   Foto: Arquivo pessoal

O brasileiro sempre surpreende – para não dizer que inspira – com sua criatividade, ainda mais na hora de encarar situações difíceis como o isolamento social pela pandemia do novo coronavírus. Para tentar driblar a solidão e a saudade das pessoas amadas, muita gente tem recorrido às videoconferências, que vêm ganhando propostas e dinâmicas bem inusitadas.


Uma prova disso está no relato de Denis Luan da Silva, de 28 anos, líder de equipe na Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi). Desde 13 de março, ele já evitava sair de casa, para se recuperar de cirurgia bariátrica, e com a indicação do isolamento social como um jeito de combater a propagação do coronavírus, investiu ainda mais nas videoconferências com a família e os amigos, não só para dar notícias sobre sua saúde como para fugir da monotonia.


“É complicado ficar apenas mandando mensagens de texto e áudios”, afirma Denis, que costuma conversar individualmente, por vídeo, com os parentes todo dia. Já com os amigos, ele procura fazer lives em grupo para brincar de Stop, assistir a filmes no streaming e o que mais a criatividade permitir. 


“Para ver O Poço, na Netflix, combinamos de todo mundo dar play simultaneamente e ficamos acompanhando o filme juntos. De vez em quando, alguém fazia um comentário. Cada dia, um de nós vem com uma ideia diferente para entreter a turma. Assim, esquecemos os problemas e, mesmo não podendo estar perto, nos divertimos e damos risada”.


Gabriela faz lives para os filhos falarem com os avós e amigos
Gabriela faz lives para os filhos falarem com os avós e amigos   Foto: Arquivo Pessoal

Mil e uma utilidades 


A jornalista Gabriela Salek, de 37 anos, não aproveita as videoconferências somente para fazer reuniões com os colegas de trabalho, no home office. Ela também usa esse recurso para diminuir a saudade que os filhos – João, de 4, e Gabriel, de 6 – sentem dos avós. 


“Eles têm um vínculo muito forte. O meu pai, por exemplo, estava acostumado a vir em casa todo dia para ver os dois. A videoconferência aproxima bem mais do que uma simples ligação, é mais calorosa. 


O João e o Gabriel contam para os avós o que fizeram durante o dia, mostram desenhos, colagens, brincam na frente deles”, diz Gabriela, que passou a realizar lives para os filhos também consultarem a professora da escola, enquanto estudam à distância, e ainda para poderem conversar com os amigos.


“Às vezes, eles não falam nada com os amigos, só fazem caretas ou brincam de se esconder. Não é fácil para ninguém, mas acho que as mudanças que estamos vivendo nas nossas rotinas são mais duras para as crianças”.


Tem mais: Gabriela e o marido ainda consultam seu personal trainer, por vídeo, para tirar dúvidas dos treinos prescritos e avaliar o rendimento de cada um.


Adriana celebrou o seu aniversário com videofesta
Adriana celebrou o seu aniversário com videofesta   Foto: Arquivo Pessoal

Videofesta


Adriana Martins é o tipo de pessoa que ama comemorar o seu aniversário. E se engana quem acha que a data passou em branco neste ano, por causa do isolamento social. No último dia 28, quando completou 46 anos, a jornalista foi surpreendida por vídeos de parabéns da família. Sua irmã, inclusive, a presenteou com um pocket show virtual de Digo Maransaldi.


“Ouvi as músicas do vídeo mais de uma vez, fiquei dançando na sala, com meu marido. Minha irmã fez isso porque costumo chamar um músico para as minhas festas de aniversário. Desde pequena, ouço minha mãe falar que comemoro antes, durante e depois. E não é que, em tempos de isolamento social – o que eu defendo! –, tive um dos aniversários mais incríveis?!”, comenta, emocionada.


Não parou por aí. Na sequência, Adriana ainda fez videoconferência com as amigas, algo que achava que seria rápido, mas que acabou se transformando no que chamaram de videofesta. “Essa nossa celebração virtual durou mais de uma hora e meia. Sou privilegiada por ter tanto amor ao meu redor. Resolvi compartilhar tudo nas redes sociais para mostrar para as pessoas que, mesmo no isolamento social, podemos encurtar as distâncias e espalhar o amor”.


Chá virtual


Maria Clara Póvia, de 38 anos, que trabalha na área de comunicação da Natura, vai ter muito o que contar para a filha, Gal, daqui a alguns anos, quando conversarem sobre como foi seu nascimento, em meio à pandemia de coronavírus. Como se encontra no nono mês de gestação – o parto está previsto para dia 25 ou 26 –, Maria Clara começou a se desconectar do trabalho na semana retrasada, de modo que, na sexta, teve o último compromisso no home office.


“Recebi convite para uma reunião. Quando entrei na videoconferência, vi que tinham organizado um chá de bebê virtual. Havia cerca de 30 pessoas on-line, me emocionei”, conta ela, que, devido ao isolamento social, se limitou a divulgar para a família, os amigos e os colegas de trabalho a lista que tinha colocado em um site especializado.


Maria Clara ainda passou a fazer videoconferências para as pessoas mais próximas acompanharem a reta final da gravidez. “Até porque a minha barriga demorou para aparecer. O isolamento está sendo bem difícil, principalmente porque minha mãe e minha sogra têm de ficar distante. A gente se fala todo dia, mas, como elas são do grupo de risco, vão conhecer a primeira neta, a princípio, por vídeo”.


Apps para baixar
As pessoas costumam usar bastante o WhatsApp e o Messenger, do Facebook, para fazer videoconferências. A seguir, listamos outras opções de aplicativos para você baixar e experimentar:
>> Skype (PC, Android e iOS)
>> Google Hangouts (PC, Android e iOS)
>> Discord (PC, Android e iOS)
>> Cisco WebEx (PC, Android e iOS)
>> Houseparty (PC, Android e iOS)
>> FaceTime (iOS)
>> Viber (PC, Android e iOS)
>> Tango (PC, Android e iOS)
>> Zoom.us (PC, Android e iOS)
>> GoToMeeting (PC, Android e iOS)
>> Microsoft Teams (PC, Android e iOS)
>> WeChat (PC, Android e iOS)


Logo A Tribuna
Newsletter