Veja os cuidados necessários ao comprar produtos veganos industrializados

Não caia, por exemplo, na pegadinha da gelatina e consiga comer, inclusive, chocolate!

Por: Thaís Lyra  -  09/11/18  -  17:17
É preciso prestar atenção no selo e no rótulo do produto vegano industrializado.
É preciso prestar atenção no selo e no rótulo do produto vegano industrializado.   Foto: Adobe Stock

É cada vez mais comum conhecer pessoas que aderem à alimentação vegana, seja por saúde ou por ideologia. No entanto, encontrar produtos industrializados veganos e de procedência confiável é um grande desafio.


Para quem quer seguir essa alimentação com segurança, a nutricionista do Armazém Fit Store, Esther Vitorazzi, preparou um guia. Confira!



1) Selo


A maneira mais fácil e segura é verificar se o item possui o seloVega na sua embalagem. “Ele é emitido por instituições certificadoras,o que garante que não haverá nenhum ingrediente de origem animal”.



2) Rótulos


O vegano está acostumado a ler o rótulo dos produtos, masé necessário se atentar às informações escondidas. “Alguns ingredientes confundem o consumidor. O aroma, por exemplo, pode ser tantode origem animal quanto vegetal”.


Outros itens que causam confusão são ômega 3, albumina, lecitina e vitamina A. “Se o rótulo indicar alguns desses componentes, o alimento pode não ser 100% vegano. A melhor forma é ligar para o SAC da empresa para tirar a dúvida”.



3) Ingredientes


Muita gente acha que a gelatina comum pode ser introduzida na alimentação vegana. No entanto, ela possui uma proteína transparente que se extrai de tecidos animais.


As opções veganas sãofeitas de ágar-ágar ou kanten, substância extraída de algas vermelhas.



4) Chocolate


Há várias marcas que não levam ingredientes de origem animal, como a manteiga e o leite. Geralmente, esses chocolates são amargos ecom alto teor de cacau.


Esther Vitorazzi indica também verificar a presençade mel ou albumina, comuns nos chocolates crocantes.


Logo A Tribuna
Newsletter