Veja como deixar a casa com a cara do outono

Cores e texturas de tecidos em diferentes lugares da casa podem virar peças curingas na transformação dos ambientes, para dar mais aconchego ao lar

Por: Sheila Almeida  -  12/04/20  -  20:05
Designer Izabella Castro dá dicas: almofadas, tapete e cores da estação
Designer Izabella Castro dá dicas: almofadas, tapete e cores da estação   Foto: Divulgação

Parece que o calor deu uma trégua na região e, com isso, finalmente o outono chegou para ficar e provocar, nos lares, a retirada de várias peças do armário. Não só os casacos, mas também as roupas da casa que começam a entrar em cena para a estação mais aconchegante do ano. 


Para deixar o lar com o jeitinho da estação, não é preciso muitas mudanças. Algumas substituições e inserções de malhas são curingas para mudar o visual de qualquer cômodo. E, quem define o que será guardado ou retirado para uso é a textura dos tecidos. 


A designer de interiores Helenice Cardoso dá as dicas das mais usadas nessa época, já levando em conta que muita gente sente mais calor que outras e também que algumas escolhas são deliciosas, mas facilitam o aparecimento das alergias respiratórias. 


“Nesta época é prudente utilizar tecidos que favoreçam o contato, como malhas, suedes, chenilles, mantas em tricô, pois são aconchegantes no tato, não são tão quentes, ajudando a aquecer de maneira mais apropriada”.


Segundo ela, as peças podem estar em todos os lugares da casa, das camas às paredes. 


“Na decoração, alguns truques são bem vindos, como capas nas cadeiras, mantas nas poltronas e sofás e troca de capas de almofadas. Uma peça que está em alta e é muito charmosa é o pufe em tecidos sintético felpudos. Em pontos estratégicos, eles também realçam e remetem à sensação de acolhimento”. 


Sandro Rafael, gerente comercial da Kyowa, conta que outra textura em alta nesse período do ano é o crochê. “Para as cortinas ou xales, eles dão um toque de sofisticação”. 


Ele lembra também que, quem sente mais frio pode até se adiantar e tirar do armário para lavar os tapetes mais felpudos, estilo shaggy. Se estiverem limpos, estender no sol ajuda a acabar com a umidade, antes do uso, evitando alergias, diz Sandro Rafael. 


“Eles são muitos procurados nessa época porque deixam a sala mais confortável para ver aquele filminho deitado no tapete, por exemplo. Mas além de aspirar, é preciso mandar lavar, o que deve ser feito por uma empresa especializada, pois cada tapete exige um tipo de lavagem”. 


Para quem não tem ou não gosta de um shaggy, Helenice lembra que tapetes com texturas em algodão ou lã, também equilibram ambientes, não só o chão. Ela sugere a substituição de quadros por tapeçarias.


A designer de interiores Izabella Castro complementa que, para os que gosta de ousar, ao invés de pendurar também é possível aplicar tecidos na parede.


“Na internet há vários tutoriais de como fazer e, uma parede mais escura, com textura, muda a cara da sala e você mesmo consegue fazer”.


Castro ressalta que a escolha das cores, para todos esses detalhes, conta bastante.


“No outono a tendência é usarmos as cores quentes nas peças, tipo azul marinho, marrom, verde musgo, laranja e tudo isso junto com o cru, off-whitte, para o ambiente não ficar muito carregado e haver contraste. Estampas de animal também estão em alta, mas tem que combinar com o dono”, explica ela. “Não precisa mudar tudo. Algumas substituições já deixam a casa mais aconchegante”.


Logo A Tribuna
Newsletter