EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

13 de Agosto de 2020

Talharim com frutos do mar, receita para o fim de semana

Massa sempre é um prato reconfortante e ganha sofisticação nesse preparo

Quer fazer um prato delicioso no fim de semana? Então, prepare uma massa com frutos do mar. O camarão saiu do defeso e está com preço melhor. Você pode por lula, polvo, mariscos. O que estiver mais bonito no peixeiro.

Ingredientes: 350g de macarrão talharim; 3 litros de água e 1 colher (sopa) de sal.

Molho: 1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; 1 lata de tomate pelado; 250g de camarão médio já limpo; 4 camarões grandes limpos para enfeitar; 300g de lula cortada em anéis; 2 folhas de louro; 1 ramo de alecrim; sal, pimenta dedo-de-moça picadinha e salsinha a gosto. 

Preparo molho: ferva 1 litro de água com duas folhas de louro e coloque os anéis de lula. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Espete um garfo e veja se estão macios. Quando estiverem, retire da água e reserve. Tempere os camarões com sal e pimenta moída. Refogue o alho no azeite e junte os camarões médios. Refogue só até ficarem rosados. Retire-os e reserve-os. Coloque os tomates pelados já picados na panela. Junte o alecrim e a pimenta (opcional). Deixe apurar por uns 10 minutos em fogo baixo. Reúna tudo: a lula e os camarões médios. Acerte o sal e a pimenta; adicione a salsa. Grelhe os camarões grandes. Sirva-os enfeitando o prato. Ponha também pimenta dedo-de-moça fatiada sobre a massa, que pode ser ainda espaguete ou uma outra de sua preferência. 

Dica: se quiser colocar polvo no molho, cozinhe os tentáculos do mesmo modo como fez com a lula. Vá espetando um garfo para ver se estão macios e junte-os ao molho depois.

Tudo sobre: