Suco Detox

De modo geral, ele faz bem e limpa o organismo, mas é contraindicado em várias situações

Por: Lídia Nardi  -  26/02/20  -  18:47
De modo geral, ele faz bem e limpa o organismo, mas é contraindicado em várias situações.
De modo geral, ele faz bem e limpa o organismo, mas é contraindicado em várias situações.   Foto: Vanessa Rodrigues

A expressão “suco detox” ocupa os primeiros lugares nas pesquisas on-line sobre saúde e emagrecimento durante o verão. Feitas à base de legumes crus e frutas, essas bebidas compõem o menu principal dos programas de desintoxicação do organismo, mas, dependendo do caso, podem trazer alguns riscos à saúde. 

Em primeiro lugar, para fazer efeito, o suco deve ser acompanhado por uma dieta rica em frutas, legumes e verduras. “Ela favorece a limpeza metabólica do corpo, promovendo a desintoxicação e preparando o organismo para se reeducar e emagrecer. O processo de detox ocorre em todas as células e principalmente no fígado e no intestino. Melhora o sistema imunológico, auxilia na perda de peso, diminui a retenção de líquidos e incentiva o consumo de vegetais crus”, explica a nutricionista Bianca Scognamillo Ferreira.

Quando consumida ao longo do dia, a bebida detox acaba dando mais energia, de modo que proporciona mais disposição no trabalho e nos estudos. No entanto, para se obter a função desintoxicante, o suco deve ser tomado à noite, assim ajuda ainda mais na purificação do corpo. “Nosso fígado tem essa função desintoxicante e consumir tais alimentos irá ajudá-lo a trabalhar na sua potência máxima”, explica a nutricionista Drielli Mascarenhas

“O suco detox vai agregar a propriedade antioxidante ao seu corpo, ajudando a liberar os radicais livres e fazendo uma limpeza – de tudo o que consumimos de errado, como os alimentos ultraprocessados que, com a correria do dia a dia, a gente acaba comendo. Também protege de fatores externos, como a poluição do ar e da água. Ele contribui para mandar toda essa sujeira embora”, afirma Drielli.

Mas as nutricionistas alertam: algumas pessoas não podem consumir determinadas combinações propostas em bebidas detox. Quem tem hipotireoidismo, por exemplo, deve evitar alimentos verdes crus, que geralmente são a base dos sucos.

Drielli explica que, nesses casos, o composto chamado glicosinolato (responsável pelo sabor picante de condimentos e vegetais como repolho, couve-flor, brócolis, nabo e couve-de-bruxelas) atrapalha o funcionamento da glândula tireoide. “Só que a pessoa pode ingerir outros alimentos. Portanto, a combinação do suco deve ser diferente para cada um”.

Os hipertensos e diabéticos precisam tomar cuidado com as bebidas que contêm, respectivamente, termogênicos (como gengibre, hibisco e canela) e alto índice glicêmico (gerado pela frutose). “Há restrições também para quem tem úlceras, gastrites e outros problemas gastrointestinais”, acrescenta Bianca Scognamillo Ferreira.


Alzheimer e parkinson 


Para o nutrólogo Ivan César, o consumo de frutas e verduras (bases dos sucos detox) pode proteger de doenças neurodegenerativas. “Substâncias de sabor amargo, que as plantas produzem para afastar pragas e predadores, estimulam as células nervosas protegendo de doenças como Alzheimer e Parkinson”.

Segundo o médico, quando ingerimos baixos níveis desses componentes das plantas, eles “estressam levemente as células do corpo, como o exercício e o jejum prolongado fazem. As células não morrem, ficam mais fortes”, explica sobre o processo chamado hormese. 

Vantagens da bebida
 
Reforça o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, otimiza a ingestão diária denutrientes, aumenta a disposição, auxilia na perda de peso,melhora a aparência da pele e do cabelo, diminui a retenção de líquidos e nos incentiva a comer mais vegetais crus.

Desvantagens do seu consumo 


Algumas frutas possuem muito açúcar, aumentando a quantidade de calorias ingeridas. Além disso, os sucos detox não são alimentos completos; portanto, não podem substituir refeições principais e, sim, complementá-las.

Fique ligado: 


Assim que o suco ficar pronto, procure tomá-lo logo em seguida,para não perder os seus benefícios e não prejudicar a absorção dos nutrientes. 

O ideal é que nenhuma bebida desintoxicante seja coada, a fim de preservar as fibras dos ingredientes.

Ao ingerir um suco detox durante o dia, ele tende a aumentar a sua disposição.Portanto, é uma boa pedida para substituir os energéticos,que possuem muita cafeína e acabam sendo contraindicados para grávidas, crianças,idosos e cardiopatas. 

Sempre que preciso modifique as receitas, balanceando os ingredientes e tomando cuidado comas junções para não ter muito açúcar na bebida.

O suco e a dieta detox costumam ter efeito quando realizados em conjunto. O recomendado é passar por um nutricionista, pois, após uma avaliação, ele terá como orientar o melhor a ser feito no seu caso. Para eliminar quilos, é preciso ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e, aí sim, o suco vai ser um diferencial. Não adianta só focar na bebida e esquecer o resto. 

Esses sucos são grandes aliados durante o período do Carnaval, porque, além de proporcionarem energia extra e contribuírem coma purificação do corpo, geralmente têm frutose (açúcar da fruta)que libera glicose, o que ajuda a evitar a ressaca quando há ingestão de bebida alcoólica em excesso.

Cuidado com a higienização dos alimentos utilizados no preparo do suco. Lavá-los somente com água corrente não basta. O certo é caprichar no processo de higienização, pois existem micro-organismos que não enxergamos a olho nu, mas que estão presentes nas frutas, nos legumes e nas verduras. Uma dica boa é deixar os ingredientes submersos por 15 minutos numa mistura de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária. Apenas depois disso é que se deve lavar em água corrente os alimentos que serão usados na bebida.

 


Logo A Tribuna
Newsletter