Suco da imunidade, com cúrcuma, que dá cor e sabor aos alimentos

Anote essa receita e dicas para colocar mais vida e antioxidantes na alimentação

Ela é chamada também de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou açafrão-da-amazônia. Porém, a verdade é que a única semelhança da cúrcuma com o açafrão é a cor amarela que confere aos alimentos. Ficou famosa depois que Bela Gil contou que escovava os dentes com cúrcuma.

Isso sem falar que a cúrcuma é bem mais barata que o açafrão. Ainda bem, porque ela é muito saudável!

A cúrcuma é plantada em muitos locais do mundo, principalmente nos países tropicais. Nativa do sul da Ásia, ela é da família do gengibre e até se parece com um gengibre, só que é bem cor-de-laranja por dentro. Aliás, solta uma tinta laranja bem forte e pinta os dedos quando a cortamos para cozinhar.

Muito usada nos temperos indianos, é fundamental nesta cozinha. A cúrcuma tem sido utilizada na medicina Ayuverdica, tradicional da Índia, por mais de 6 mil anos nas seguintes situações: desordens biliares, anorexia, tosse, feridas em diabéticos, males hepáticos, reumatismo, sinusite etc.

No Brasil, é mais comum encontrarmos ela em pó, resultado da secagem e trituração do tubérculo. Tem aroma e sabor ligeiramente picante e amargo. Mas, em feiras orgânicas ele é vendido in natura, como um tubérculo.

Há países que usam também suas folhas para aromatizar caldos e molhos, como a Indonésia. No Brasil, usamos comumente o pó para colorir arroz, bobós, pratos com frutos do mar, caldeiradas e até doces.

Nos últimos anos estudos têm mostrado suas propriedades nutricionais. Ela é antioxidante e anti-inflamatória.

Além disso, dá muita cor à comida. O sabor é discreto se colocar pouco.

Dicas:
-Use uma boa pitada na omelete ou na batata do purê (durante o cozimento) para dar uma cor mais amarela.
-Muitos chefs usam para colorir massas frescas, que ficam mais amarelinhas.
-Juntamente ao fermento em pó, a cor da cúrcuma fica ainda mais forte. Use-a para colorir bolos.

RECEITA

SUCO imunidade
Ingredientes: 1 maçã sem sementes; 1/2 colher (sopa rasa) de cúrcuma em pó ou 2 cm de cúrcuma fresca; suco de 2 laranjas ou tangerina; suco de 1/2 limão; 1/2 cenoura e 500 ml de água e mel a gosto (ou outro adoçante). 

Preparo: bata tudo no liquidificador e coe. Sirva gelado. 
Dica: se quiser, coloque mel, açúcar ou adoçante para adoçar e também folhas de hortelã. De preferência, tome sem coar para preservar fibras e use ingredientes orgânicos.
 

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